Após seis horas de paralisação pela chuva, Thiago Monteiro acabou derrotado nas oitavas de final do Rio Open, no finalzinho da noite desta sexta-feira, diante do sexto do mundo, o italiano Matteo Berrettini, principal favorito ao troféu.
Leia Mais:
Monteiro sai otimista: 'Semana boa por vir'
O brasileiro número 106 do mundo caiu por 6/4 6/7 (8/6) 6/3 após 2h51min de duelo que começou 14h30 e terminou 23h35 após seis horas de paralisação por conta da chuva.
Monteiro perdeu o saque no terceiro game e viu Berrettini usar das principais armas, o saque e a direita, para sucumbir por 6/4 após 38 minutos, com mais de 80% do primeiro serviço.
O cearense entrou mais nas devoluções no segundo set e conseguiu a quebra abrindo 4 a 1. Teve um 0/30 a seguir, não converteu e sofreu o empate cometendo erros bobos no 5 a 3. Berrettini salvou set-point e empatou em 5 a 5. O tie-break viu Berrettini ter 6 a 4 com dois match-points, mas Monteiro foi valente, se salvou e fechou com bela passada cruzada levando o público ao delírio na quadra Guga Kuerten.
O terceiro set começou com Monteiro salvando breaks e levantando o público e o jogo saque a saque com games duros e outros mais sólidos nos serviços até a paralisação bem no break-point após forte chuva.
Os jogadores chegaram a voltar para a quadra em torno das 20h20, mas prontamente retornaram ao vestiário com a volta da chuva. às 23h20 novo retorno e no reaquecimento a chuvas voltou só que os dois seguiram. Monteiro salvou o break-point com bom serviço, mas jogou dois forehands na rede. Berrettini quebrou, sacou bem, abriu 40 a 0, permitiu que o brasileiro encostasse, mas deu uma curtinha sensacional para definir o jogo.
Berrettini encara o espanhol Carlos Alcaraz, 29º colocado, e o argentino Federico Delbonis nas quartas de final neste sábado que promete rodada dupla.
Este foi o quarto jogo de Thiago contra um top 10 e ele venceu uma vez exatamente no Rio Open em 2016 contra o francês Jo Tsonga, nono do mundo na época.