A letã Jelena Ostapenko, 21ª da WTA, coroou sua semana impecável no piso rápido do WTA 500 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com a ida à final, após superar a romena Simona Halep, ex-número 1 do mundo e atual 23ª.
Ostapenko precisou de 1h36 para fechar o placar de virada em 2/6 7/6 (0) 6/0 tendo disparado três aces contra cinco de Halep, que cometeu oito duplas-faltas contra cinco da letã, que venceu 74% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 65% de aproveitamento da romena.
Entrando em quadra com quase o dobro de tempo gasto em todo o torneio em comparação a Halep, Ostapenko demorou para entrar em ritmo e foi dominada na primeira etapa, que teve 27 minutos de duração e quebras para a romena nos 3º e 5º games, em erros da letã.
Determinada a virar a partida, Ostapenko entrou renovada para o st seguinte, abriu 3/0, mas não sustentou, tomou a devolução da quebra no 5º game, com a romena trabalhando bem na devolução. Halep ainda salvou dois setpoints no 12º game e viu a parcial ir para o tiebreak, onde Ostapenko arriscou na segunda bola, sacou bem e fechou de zero.
Na terceira etapa, Halep bem que tentou, mas Ostapenko encontrou o tempo de sua devolução, imprimiu seu ritmo agressivo e aplicou pneu.
Com a campanha marcada por vitórias apenas sobre campeãs de Grand Slam, Ostapenko chega à final com vitórias sobre Sofia Kenin, Iga Swiatek, Petra Kvitova e Simona Halep.
Campeã de Roland Garros em 2017, Ostapenko encara na grande final a russa Veronika Kudermetova, que viu a tcheca Marketa Vondrousova desistir o torneio em razão de uma lesão.
Another Ostapenko turnaround 🔄
— wta (@WTA) February 18, 2022
🇱🇻 @JelenaOstapenk8 comes from a set down for the third Dubai match in a row to reach the #DDFTennis final! pic.twitter.com/jfTccBbmX3