O dia de disputa de oitavas de final do WTA 500 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi marcado pela queda de diversas favoritas, dentre elas a atual campeã Garbiñe Muguruza. A ucraniana Dayana Yastremska e a suíça Jil Teichmann definiram em 2 sets.
A primeira das favoritas a caírem em Dubai foi a ucraniana Elina Svitolina, 15ª do ranking da WTA e 10ª cabeça de chave e bicampeã do torneio (2017 e 2018), que teve um primeiro set duro contra a suíça Jil Teichmann, 35ª, e após 1h44 acabou derrotada em 7/6 (0) 6/2 tendo convertido três aces contra seis da suíça, que cometeu o mesmo número de dupla-faltas da ucraniana, seis, e venceu 81% dos pontos jogados com seu primeiros erviço contra 67% de aproveitamento de Svitolina.
Em busca de vaga na semifinal, Teichmann encara a russa Veronika Kudermetova (foto), 31, que venceu uma batalha de 2h12 contra a atual campeã em Dubai, Muguruza, 7ª e cabeça de chave quatro, com placar de 3/6 6/4 6/4 tendo convertido quatro aces contra cinco da espanhola, que cometeu seis duplas-faltas contra duas da russa, que venceu 79% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 75% de Muguruza.
A russa e a suíça se enfrentaram duas vezes no circuito, ambas vencidas por Kudermetova.
Cabeça de chave dois na disputa em Dubai, a tchecaBarbora krejcikova, 3ª, acabou derrotada pela qualifier ucraniana Dayana Yastremska, 146ª, com placar de 6/3 7/6 (3) após 1h29 de partida.
Na busca de vaga na semifinal, Yastremska encara a tcheca Marketa VOndrousova, 38ª, que atropelou a russa Varvara Gracheva, 80ª, em 6/2 6/0.
Yastremska e Vondrousova se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, com uma vitória para cada tenista.