Por Marden Diller - Último brasileiro vivo na chave principal do Rio Open 2022, o cearense Thiago Monteiro conquistou uma vitória espetacular em sua primeira partida no ATP 500 carioca, protagonizando uma virada empurrada pela torcida local.
Leia Mais:
Monteiro confiante e motivado para encarar Berrettini
Em 2h25 de partida, Monteiro botou um ponto final na sequência de derrotas contra o argentino Sebastian Baez, de virada, com parciais de 1/6 6/4 6/4. Baez havia derrotado o brasileiro em duas partidas anteriormente, ambas decisões de torneios da série Challenger.
A vida de Monteiro não tende a ficar mais fácil na próxima rodada, uma vez que ele será o adversário de estreia do cabeça de chave número 1 do torneio, o italiano Matteo Berrettini, jogo que acontecerá apenas na quinta-feira.
O jogo
Monteiro teve vida difícil no primeiro set, sem conseguir encontrar meios de tirar o argentino de sua zona de conforto e sendo presa fácil, rapidamente sendo superado por 6/1. Na segunda parcial, abriu com uma quebra no terceiro game e conseguiu pular na frente, administrando a vantagem. Teve ainda outras quatro chances de converter a quebra de saque, sem sucesso, fechando finalmente por 6/4.
Com a torcida fazendo muito barulho na quadra central, o tenista da casa abriu o terceiro set com quebra e tudo parecia se encaminhar para uma parcial tranquila. No sexto game, no entanto, Baez devolveu a quebra e empatou a parcial. Em um momento melhor, Monteiro voltou a ter a quebra e, em seguida, sacou para fechar em 6/4.