O italiano Fabio Fognini, 40º da ATP, está nas quartas de final do ATP 250 de Buenos Aires, após bater o espanhol Pedro Martínez, 61º, e encara o argentino Federico Delbonis, 42º, por vaga na semifinal do torneio argentino.
Quartpo favorito, Fognini precisou de 2h06 para fechar o placar em 6/4 7/6 (5) tendo disparado os quatro aces da partida e cometido três duplas-faltas contra quatro de Martínez, que venceu 61% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 71% de aproveitamento do italiano.
A partida começou com o italiano arriscando bolas na paralela para confirmar a quebra de saque no 1º game, abrir 2/0 e ir administrando, até jogar um game de erros diante da constância do espanhol que devolveu a quebra no 8º game, mas não sustentou e foi quebrado no 10º perdendo a parcial.
No set seguinte, com muita oscilação, os tenistas trocaram quebras nos dois primeiros games, depois entre o 4º e 5º game. Martinez chegou a salvar um match-points no 10º game e sustentou forçando o tiebreak. Nele, o italiano foi mais consistente e com uma mini-quebra a mais fechou a partida.
Em busca de vaga na semifinal do torneio portenho, Fognini encara o local Federico Delbonis, que embalado pela vitória sobre Juan Martín del Potro, bateu o espanhol Pablo Andújar, 73º, em um duplo 6/4 após 1h33 de partida.
Fognini e Delbonis se enfrentaram oito vezes no circuito profissional e o italiano levou a melhor em cinco oportunidades.