O espanhol Rafael Nadal, quinto da ATP, está nas oitavas de final do Australian Open, após superar o russo Karen Khachanov, 30º, mesmo tendo perdido um set e aguarda por definição de rival entre o russo Aslan Karatsev e o francês Adrian Mannarino.
Rafa precisou de 2h50 para fechar o placar em 6/3 6/2 3/6 6/1 tendo convertido quatro aces contra 14 de Khachanov, que cometeu três duplas-faltas contra seis do espanhol, que cometeu 30 erros não-forçados contra 42 de Khachanov, que disparou 36 bolas vencedoras contra 39 do espanhol.
A partida começou com Nadal trabalhando firme com devoluções de backhand, com quebra no 2º game abriu 3/0 no placar e administrou.
Mantendo a solidez na devolução e buscando ser agressivo, sem deixar o russo jogar da linha de base, Nadal saiu quebrando o saque do rival num game de 15 minutos na abertura do segundo set e seguiu para conquistar nova quebra no 5º game e fez 5/1 no placar e administrou.
No terceiro set, o jogo teve um início similar ao set anterior, mas o espanhol cometeu alguns erros buscando ser agressivo, viu o rival se aproveitar disso e conquistar quebra no 4º set, abrindo 4/1 e administrando.
No quarto set, Nadal forçou na devolução, conquistou quebra no 2º game após erros do russo, abriu 3/0 e voltou a ter quebra, novamente em erro do rival no 6º game e sacou para a partida.
"Estou muito feliz com a forma como me apresentei. Estou feliz com a forma como trabalhei com meu forehand, mas em especial no terceiro set, eu cometei alguns erros, ele teve mérito. Porém, estou muito feliz com a minha apresentação e vitória de hoje, foi meu melhor jogo", declarou ele à Eurosports na sequência da partida.
Nas oitavas de final, Rafael Nadal aguarda pelo vencedor do duelo entre o russo Aslan Karatsev e o francês Adrian Mannarino.