A quinta-feira começou com surpresas na chave feminina do Aberto da Austrália, o quarto dia do torneio com jogos de segunda rodada. Duas das favoritas foram eliminadas. Garbiñe Muguruza, terceira do mundo, e Anett Kontaveit, sétima colocada, caíram.
Vice-campeã de 2020, a espanhola Muguruza, campeã ano passado do WTA Finals e dona de dois títulos de Slam, caiu diante da experiente francesa Alize Cornet, 61ª colocada e de 31 anos, por um duplo 6/3 após 1h27min na quadra central Rod Laver. Cornet já havia levado Naomi Osaka ao limite na primeira partida do ano no WTA 250 de Melbourne, no mesmo local.
Kontaveit, que bombou no fim do ano passado, caiu diante da jovem de 19 anos, a dinamarquesa Clara Tauson, 39ª colocada, por 6/2 6/4. Esta é a primeira vitória sobre uma top 10 de Tauson ,que foi campeã em 2018 da antiga Copa Gerdau, em Porto Alegre, torneio juvenil.
Cornet encara a eslovena Tamara Zidansek ou a britânica Heather Watson enquanto que Tauson encara a americanas Daniele Collins, cabeça de chave 27.
A polonesa Iga Swiatek, nona do mundo e campeã de Roland Garros em 2020, atropelou a sueca Rebeca Petterson por um duplo 6/2 e medirá forças contra a vencedora da compatriota Magda Linette e a russa Daria Kasatkina.