O australiano Thanasi Kokkinakis, 145º da ATP, surpreendeu o terceiro favorito na chave do ATP de Adelaide, na Austrália, o croata Marin Cilic, 29º, salvando dois match-points e está na grande final, onde encara o francês Arthur Rinderknech, 58º.
Kokkinakis precisou de 2h41 para fechar o placar em 6/2 3/6 7/6 (10) tendo convertido 10 aces contra sete de Cilic, que cometeu três duplas-faltas contra um do australiano, que venceu 75% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 72% de aproveitamento do croata.
Empurrado pela torcida, Kokkikanis saiu quebrando o saque do croata e com nova quebra no 7º game fechou a primeira parcial. Na sequência, Cilic foi tentando pressionar e conquistou quebra crucial no 8º game para empatar a partida.
O set decisivo, Cilic saiu quebrando o saque do australiano, mas tomou a devolução no 4º game e a disputa chegou no tiebreak, onde Kokkinakis abriu 6/3, viu o croata salvar quatro match-points, virar para 7/6 e ter salvo dois match-points para o australiano fechar a partida.
Na grande final, Kokkinakis tenta seu primeiro título ATP contra o francês Arthur Rinderknech, 58º, que dominou o compatriota Corentin Moutet, 117º e algoz de Thiago Monteiro, com placar de 6/1 6/3.
Esse será o primeiro duelo entre Rinderknech e Kokkinakis no circuito.