Depois de compartilhar a escolha das cinco melhores viradas de 2024 no circuito ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais compartilhou a escolha feita com as cinco melhores viradas em jogos do Grand Slam. Lista inclui jogo histórico do US Open.
Confira a lista feita pela ATP em ordem decrescente.
Nenhum jogo disputado em Roland Garros entrou para a lista. O Slam parisiense teve um total de 29 viradas, das quais cinco foram estando dois sets abaixo no placar.
5. 2ª Rodada do Australian Open: Daniil Medvedev (RUS) 3x2 Emil Ruusuvuori (FIN) 3/6 6/7(1) 6/4 7/6(1) 6/0
A batalha de 4h23 foi marcada por momentos de muitos erros por parte dos dois tenistas. Medvedev comentou a performance ruim ao fim do jogo e declarou que Ruusuvuori permaneceria muito 'vivo' em sua memória por muito tempo.
4. 2ª Rodada do US Open, Jiri Lehecka (CZE) 3x2 Mitchell Krueger (EUA) 6/7(5) 0/6 6/4 6/4 7/5
Presente na lista das cinco viradas no circuito ATP, Lehecka seguiu vencendo partidas duras e após ser dominado por completo por Krueguer. O tcheco chegou a perder 11 games consecutivos após o 6/5 do primeiro set, mas buscou lutar no dia mais quente, em temperatura, na disputa em Nova York com média de 34ºC, e após 3h59 fechou a partida.
3. 1ª Rodada Wimbledon, Thanasi Kokkinakis (AUS) 3x2 Felix Auger-Aliassime (CAN) 4/6 5/7 7/6(9) 6/4 6/4
A partida entre o australiano e o canadense teve de tudo um pouco, somando diversas paralisações por chuva e a a suspensão do jogo no 1-1 do quarto set por falta de luz natural. A batalha que somou 4h38 de bolinha quicando, teve o canadense desperdiçando quatro match-point no tiebreak do terceiro set e acabando derrotado.
Após a batalha de dois dias e muitas paradas, Kokkinakis comentou: "Eu apenas faço o que for preciso. OObviamente, eu preferiria ter feito de maneira mais fácil, mas tive alguns lapsos de concentração nos dois primeiros sets. Eu sabia que não estava muito longe dele, mas simplesmente perdi o foco".
2. 1ª Rodada Wimbledon, Tomas Machac (CZE) 3x2 David Goffin (BEL) 3/6 3/6 6/4 6/1 7/6(5)
No mesmo dia em que Kokkinakis conquistou sua virada diante de Aliassime, o tcheco Tomas Machac conseguiu uma incrível recuperação estando 5/0 abaixo no 5º set e superou o belga, ex-top 10. A partida também sofreu com algumas interrupções por chuva e foi paralisada por falta de luz natural com 6/3 4/2 a favor do belga no placar.
Originalmente, a disputa teria sido entre Machac e o escocês Andy Murray, que estava se despedindo das quadras, porém, a desistência do escocês por lesão abriu espaço para Goffin como lucky-loser.
Ao todo foram 3h17 de partida. Goffin devolveu a derrota ao tcheco meses depois, com vitóia em sets diretos na chave do US Open.
1. 1º Rodada do US Open, Daniel Evans (GRB) 3x2 Karen Khachanov (RUS) 6/7(6) 7/6(2) 7/6(4) 4/6 6/4
Também presente como derrotado na lista das maiores viradas do ano na ATP, Khachanov voltou a amargar uma derrota desta vez em um jogo histórico do US Open. A batalha de 5h35 vencida por Evans é a partida mais longa da história do torneio.
"Foi uma batalha longa, muito longa. Era meio que quem duraria mais no final”, disse Evans após o jogo. “Eu só tentei raspar aos poucos. A cada ponto, eu estava obviamente lutando com minhas pernas. No saque, eu estava bem no retorno, então isso me deu um pouco de esperança.”
Crédito: LTA