X

Campeão de Wimbledon e fundador da lanchonete Bob's falece aos 95 anos

Quarta, 12 de janeiro 2022 às 14:42:06 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O americano Robert 'Bob' Falkenburg faleceu nesta terça-feira aos 95 anos de causas naturais, informou à agência de notícias Associated Press, sua filha Claudia. Falkenburg foi tenista, campeão de Wimbledon em 1948, chegou a defender o Brasil na Copa Davis e fundou a lanchonete Bob's.



Oriundo de uma família de engenheiros e esportistas amadores, Falkenburg iniciou cedo sua carreira no tênis (na era amadora) e aos 17 anos já estava entre os 10 melhores do mundo ao vencer Wimbledon em uma final contra o australiano John Bromwich, tendo salvo três match-points naquele jogo.

Em meio ao tempo dedicado ao esporte, Falkenburg viveu na cidade de São Paulo e criou um vínculo com o Brasil e se casou com uma brasileira, Lourdes Mayrink Veiga Machado, ainda em 1947. Assim, mudou-se para o Brasil e chegou a defender o país na Copa Davis nos anos de 1954 e 1955, ano este que também marcou sua despedida das disputas do Grand Slam, que também venceu nas duplas Wimbledon (1947) e US Open (1944).

Como muitos tenistas contemporâneos, Falkenburg também decidiu torna-se empresário e viu na tendência das lanchonetes de fast-food nos Estados Unidos, uma oportunidade de negócio no Brasil, dada a ausência de empresas do ramo. A primeira loja foi aberta em Copacabana no Rio de Janeiro em 1952, levou o nome do fundador, que vendeu a rede em 1974, quando ele e a mulher decidiram mudar-se para a Califórnia. 

No mesmo ano, Falkenburg foi introduzido ao Hall da Fama do Tênis. 

"Meu pai nunca teve interesse em se tornar um jogador profissional de tênis. Era um amador, era isso. Quando eu estava crescendo, ele não jogava tênis, jogava golfe. O tênis foi algo da parte inicial da vida dele. Ser a filha do dono do Bob's foi algo que me deu fama. Ele introduziu o fast food no Brasil. Mudou a forma que uma cultura operava", contou Claudia à AP.

Falkenburg deixa a esposa, a filha, o filho Robert II, quatro netos e cinco bisnetos.

banner
banner