Principal favorito na chave do Challenger do Rio de Janeiro, o paranaense Thiago Wild, número dois do país e 131º do mundo, está nas quartas de final após superar o suíço Johan Nikles, 349º. Gabriel Decamps venceu.
Wild precisou de 2h20 para superar Nikles em 6/1 3/6 7/5 na primeira partida de oitavas de final do torneio tendo disparado quatro aces contra dois do suíço, que cometeu duas duplas-faltas contra sete do brasileiro, que venceu 76% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 53% de aproveitamento do suíço.
Após um primeiro set relativamente tranquilo, Wild viu seu rendimento cair no segundo set e diante de seus muito erros, o suíço passou a acreditar, conquistou quebra crucial no 8º game e forçou o set decisivo.
Ali, Nikles abriu 2/0 ccom quebra no primeiro game, não sustentou a vantagem, tomou a devolução no 4º game e viu o jogo se alongar numa disputa que durou 1h de set e teve o suíço sacando pro jogo após conquistar quebra no 9º game, tomar a devolução da quebra e sem nenhum match-point a favor viu o brasileiro fechar a partida no 12º game.
Wild aguarda pelo vencedor do duelo entre o italiano Genaro Olivieri e o japonês Kaichi Uchida.
Decamps estreia com vitória
O paulista Gabriel Decamps, 19º do Brasil e 654º do mundo, aproveitou o convite da organização e venceu com certa tranquilidade o qualifier colombiano Nicolas Barrientos, 494º, em 1h20 de partida com placar de 6/1 6/4 tendo convertido o mesmo número de aces do rival, quatro, cometido quatro duplas-faltas contra uma de Barrientos, que venceu 56% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 79% de aproveitamento do brasileiros.
Esta é a primeira série de eventos profissionais de Decamps no Brasil. O tenista de 22 anos é oriundo do circuito universitário norte-americano e fez em 2021 sua primeira temporada totalmente profissional.
Nas oitavas do torneio carioca, Decampas encara outro colombiano, Alejandro Gomez, 511º, que bateu o terceiro favorito, o argentino Juan Pablo Ficovich.