A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, tornou pública a preocupação do governo dos Estados Unidos com a segurança e saúde da ex-número 1 do mundo nas duplas, a chinesa Peng Shuai, que está desaparecida desde o último dia 2/11.
Nas palavras da Psaki, o governo americano está "profundamente preocupado" com as recentes notícias relatando o desaparecimento da tenista Peng Shuai, após acusar um ex-político do alto escalão do Partido Comunista chinês.
"Nós nos unimos a demais autoridades para solicitar a República Popular da China provas confiáveis que provem que ela está bem e em segurança", alerta Psaki seguindo fala dos porta-vozes do Alto Comissariado para Direitos Humanos das Nações Unidas e da Anistia Internacional.
Psaki ainda alertou que os Estados Unidos primam pela liberdade de expressão e que conscientes de que as autoridades chinesas "não fazem o mesmo", seguem condenando a posição da China de 'tolerância zero com seus críticos'. A porta-voz destacou, em primeiro lugar, que "toda denúncia de violência sexual deve ser investigada e as mulheres precisam ter liberdade para falar e ter ciência de que as pessoas serão responsabilizadas".
The White House is calling for Chinese authorities to provide "independent and verifiable proof" of the whereabouts and safety of tennis star Peng Shuai, who disappeared after accusing a former top official of sexually assaulting her pic.twitter.com/MWqSVPGb74
— Bloomberg Quicktake (@Quicktake) November 19, 2021
Já o senador republicano pelo estado do Texas, Ted cruz, enviou uma carta oficial endereçada à Steve Simon, Presidente da Associação das Tenistas Profissionais (WTA), em que falando á associação demonstrou seu apoio nos pedidos à República Popular da China por transparência na investigação e resposta para o caso de Peng Shuai.
O jornalista americano Jon Wertheim publicou a carta de Ted Cruz à WTA na íntegra:
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr">Sen. Ted Cruz writes <a href="https://twitter.com/WTA?ref_src=twsrc%5Etfw">@WTA</a> and Steve Simon a letter of support ... <a href="https://t.co/NAARQyhrQ6">pic.twitter.com/NAARQyhrQ6</a></p>— Jon Wertheim (@jon_wertheim) <a href="https://twitter.com/jon_wertheim/status/1461779315729780741?ref_src=twsrc%5Etfw">November 19, 2021</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>