O segundo dia da chave principal do challenger de Campinas terá os principais favoritos em ação. Nesta terça-feira, os cinco top 100 estreiam, entre eles o cearense Thiago Monteiro e uma série de brasileiros.
Também são destaques na Quadra Central os campineiros Felipe Meligeni, semifinalista em 2020, e Matheus Pucinelli. O ATP Challenger 80 é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Monteiro abre sua campanha em duelo inédito com o suíço Johan Nikles, que venceu dois jogos para furar o qualifying. O cearense de 27 anos começou a temporada com bons resultados em ATPs (semifinal em Melbourne e quartas de final em Córdoba) e espera nova arrancada em um ano difícil.
“Eu comecei a temporada bem, tive um bom resultado na Austrália, avancei rodada em Grand Slam (Australian Open), fiz quartas aqui na América do Sul. Depois tive alguns problemas com lesão e a covid, que me deixou fora das quadras por um tempo e depois sem ritmo. Consegui retomar aos poucos a confiança e o ritmo e esses últimos dois meses têm sido positivos. Ganhei um Challenger (em Braga), fiz uma final (em Buenos Aires), voltando a somar várias partidas e optei por essa gira na América do Sul também para tentar recuperar pontos no ranking”, explica o número 1 do Brasil e 94 do mundo.
A segunda partida do dia envolve o argentino Federico Coria, 69º e cabeça 1, e o chileno Nicolas Jarry, ex-top 40 que faz uma temporada de retomada no circuito. Em seguida, o experiente uruguaio Pablo Cuevas (95º da ATP) coloca o favoritismo à prova contra o argentino Andrea Collarini.
Com o melhor ranking da carreira, Meligeni inicia a caminhada em casa diante do argentino Guido Andreozzi. Também em duelo inédito no circuito, Pucinelli encerra a rodada noturna desafiando o argentino Juan Manuel Cerundolo, cabeça 3 e uma das revelações do circuito mundial em 2021.
“Este ano consegui pegar mais experiência em Challengers, já estou mais acostumado, me sentindo bem, tentando melhorar a cada semana. É um torneio em casa, (espero) aproveitar a torcida e tentar ganhar o máximo de jogos possível”, afirmou Pucinelli, número 5 do país.
As quadras secundárias da Hípica também prometem grandes jogos ao longo do dia. O gaúcho Orlando Luz, o brasiliense Gilbert Klier Junior e o paulista Gustavo Heide estreiam no início da tarde, assim como o atual campeão – o argentino Francisco Cerundolo – e o cabeça 2 – o espanhol Jaume Munar, 83º da ATP.
PROGRAMAÇÃO DE TERÇA-FEIRA
QUADRA CENTRAL JOÃO LIMA – 10h
[4] Thiago Monteiro (BRA) vs [Q] Johan Nikles (SUI)
[1] Federico Coria (ARG) vs Nicolas Jarry (CHI)
Andrea Collarini (ARG) vs [5] Pablo Cuevas (URU)
Guido Andreozzi (ARG) vs Felipe Meligeni (BRA)
Não antes de 18h30
Fernando Romboli (BRA)/Thiago Wild (BRA) vs Daniel Elahi Galan (COL)/Alexander Merino (PER)
[Alt] Matheus Pucinelli (BRA) vs [3] Juan Manuel Cerundolo (ARG)
QUADRA 3 – 10h
[7] Sebastian Baez (ARG) vs Facundo Mena (ARG)
[8] Francisco Cerundolo (ARG) vs [WC] Gilbert Klier Junior (BRA)
[WC] Gustavo Heide (BRA) vs Juan Ignacio Londero (ARG)
Não antes de 15h30
Federico Coria (ARG)/Tomas Lipovsek (ESL) vs [4] Pedro Cachin (ARG)/Facundo Mena (ARG)
QUADRA 4 – 10h
[Q] Nicolas Alvarez (PER) vs Pedro Cachin (ARG)
[Alt] Orlando Luz (BRA) vs [Q] Nicolas Alvarez Varona (ESP)
[Q] Santiago Rodriguez (ARG) vs [2] Jaume Munar (ESP)
Não antes de 15h30
[WC] Mateus Alves (BRA)/Oscar José Gutierrez (BRA) vs [PR] Iago Almeida (BRA)/Enzo Camargo (BRA)