Um dia após confirmar-se como número 1 do mundo e bater o recorde de sete temporadas nesse posto, o sérvio Novak Djokovic encarou uma batalha contra o russo Daniil Medvedev, 2º do mundo, e garantiu o pentacampeonato do Masters de Paris-Bercy.
Vindo de uma vitória de virada na semifinal diante do polonês Hubert Hurkacz, Djokovic precisou de 2h16 para fechar o placar em 4/6 6/3 6/3 tendo convertido seis aces contra set de Medvedev, que cometeu três duplas-faltas contra duas do sérvio, que venceu 79% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 58% de aproveitamento do russo.
Este é o 86º título da carreira de Novak Djokovic, o 37º apenas em torneios do Masters 1000, que o deixa à frente do espanhol Rafael Nadal que tem 36 títulos neste nível. Em Paris, este é o 6º título de Djokovic que foi campeão nas edições 2019, 2015, 2014, 2013 e 2009.
O jogo
A partida começou com Medvedev quebrando o saque do sérvio e buscando sacar forte. Djokovic não se intimidou, devolveu a quebra no 4º game e trabalhando com backhand da linha de base seguiu sustentando, mas voltou a ser quebrado no 7º game e saiu em desvantagem.
Na segunda etapa, os dois tenistas forçando longas trocas de bolas e buscando deslocar o rival. Djokovic converteu a única chance que teve no 4º game e dois administrando, tendo de salvar três breakpoints no 9º enquanto sacava oara empatar a partida.
Em ritmo e jogando um tênis cada vez mais agressivo e efetivo, Djokovic venceu mais troca de bolas, abriu 5/2 com quebras no 5º e 7º games, mas não sustentou sacando para a partida foi quebrado e precisou quebrar o russo mais uma vez para fechar a partida e comemorar com os filhos Stefan e Tara.