As duas principais favoritas da chave do WTA de Ostrava, na República Tcheca, a polonesa Iga Swiatek, 6ª da WTA, e a local Petra Kvitova, 10ª, tiveram estreias complicadas, mas conheceram a vitória. A letã Jelena Ostapenko também venceu.
Principal favorita, Swiatek estreou de by no torneio e se garantiu nas quartas de final ao superar a cazaque Yulia Putintseva, 49ª, em 6/4 6/4 e aguarda pela vencedora do duelo entre a sétima favorita, a cazaque Elena Rybakina e a polonesa Magda Linette.
A 🔥 match point to clinch it!
— wta (@WTA) September 22, 2021
In her first-ever tournament as top seed, @iga_swiatek defeats Putintseva 6-4, 6-4 to advance to the #OstravaOpen quarterfinals. pic.twitter.com/QZlGkhZU7n
Cabeça de chave dois, Kvitova sobreviveu a uma batalha de 2h08 para superar a russa Anastasia Potapova, 92ª, em 6/1 6/7 (4) 6/3 e aguarda pela vencedora do duelo entre a americana Alison Riske e a suíça Jil Belén Teichmann.
Into her sixth quarterfinal of the season 🙌
— wta (@WTA) September 22, 2021
Home favorite 🇨🇿 @Petra_Kvitova moves past Potapova in a thrilling three-set victory!#OstravaOpen pic.twitter.com/19uRFnmaf1
Vindo do vice-campeonato no WTA de Luxemburgo, a letã Jelena Ostapenko, 29, superou a russa Anna Blinkova, 126ª, após 1h08 de partida válida ainda pela primeira rodada do torneio com placar de 6/4 6/0 e encara a quarta favorita, a grega Maria Sakkari, que estreou de bye na primeira rodada.
Ostapenko e Sakkari se enfrentaram duas vezes no circuito profissional e cada tenista venceu em uma oportunidade.