A bielorrussa Aryna Sabalenka, vice-líder da WTA, segue firme no US Open e alcançou pela segunda vez na carreira das 4ªs de final do torneio, após superar com facilidade a amiga Elise Mertes, 16ª, com quem conquistou seus dois títulos do Grand Slam.
Jogando com teto fechado na Louis Armstrong, Sabalenka trabalhou com saque colocado e precisou de 1h11 para fechar o placar em 6/4 6/1 tendo convertido dois aces contra seis da belga, que cometeu uma dupla-falta contra 10 da bielorrussa que disparou 22 bolas vencedoras contra 13 de Mertens, que cometeu 16 erros não-forçados contra 21 de Sabalenka.
Campeãs do US Open 2019 juntas, Sabalenka e Mertens tiveram um início de partida intenso trocando quebras em erros forçados entre o 2º e 3º game e a disputa se equilibrou e acabou definida em quebra no 10º game.
No segundo set, Mertens viu seu rendimento cair, cometeu erros e viu Sabalenka manter-se firme na devolução e assim conquistar quebra no 4º e 6º games, vencendo cinco games em sequência.
Sabalenka tem a difícil missão de enfrentar a campeã da partida entre a tcheca Barbora Krejcikova e a espanhola Garbiñe Muguruza.