O qualifier holandês Botic van de Zandschulp, 117º da ATP, segue fazendo história no US Open e alcançou sua primeira 4ªs de final de torneio do Grand Slam da carreira ao bater o argentino Diego Schwartzman, 14º, em uma batalha.
Van De Zandschulp precisou de 4h19 para fechar o placar em 6/3 6/4 5/7 5/7 6/1 sobre Schwartzman para se tornar o primeiro holandês nas quartas de final de um torneio do Grand Slam em 17 anos.
Em um jogo emocionante, o holandês disparou 15 aces e 55 bolas vencedoras contra um ace e 30 bolas vencedoras contra o argentino, que cometeu 51 erros não-forçados contra 72 de Zandschulp, que abriu a partida quebrando o saque de Schwartzman e administrou.
Firme no saque, o holandês foi dando poucas oportunidades para o argentino e com quebra no 10º game e saiu com dois sets à frente. No terceiro set, Schwartzman reagiu, ao ser quebrado no 6º game e virou o set buscou a reação.
No quarto set, Zandschulp abriu 4/2, mas levou a virada no set, vendo o argentino salvar com muita garra no 11º game dois match-points no 11º e forçar o 5º set. Ali, o argentino pareceu sentir a parte física, viu Zandschulp abrir 3/0 e conquistar quebra em erro de Schartzman no 6º game para fazer história.
A campanha de sonho do holandês tem pela frente o russo Daniil Medvedev, vice-líder da ATP.
Confira os melhores momentos da partida: