X

Nasce uma estrela: Carlos Alcaraz

Sexta, 03 de setembro 2021 às 22:44:23 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Gustavo Loio - Que tênis de gente grande tem Carlos Alçaraz. Sobram personalidade, frieza e foco no jogo do espanhol. Aos 18 anos, ele garantiu, pela primeira vez na carreira, a entrada no top-50 nesta sexta-feira.



Veja mais posts de Gustavo Loio

 

E em grande estilo: derrotando ninguém menos do que o grego Stefanos Tsitsipas, número 3 do mundo, na terceira rodada do US Open: 6-3, 4-6, 7-6(2), 0-6 e 7-6(5).

Desde Roland Garros em 1989, quando Alcaraz nem pensava em nascer, que um jogador tão jovem não vencia um top-3 em um Grand Slam. O último foi o americano Michael Chang, então com 17 anos, que derrotou, naquela temporada, o sueco Stefan Edberg em Roland Garros.

Esta é a primeira temporada de Alcaraz nos Slams e já alcança as oitavas de final. No Aberto da Austrália e em Wimbledon, o tenista nascido em Murcia parou na segunda rodada. E, em Roland Garros, na terceira.

No US Open, desde 1973 que um tenista desta idade não superava um jogador tão bem classificado. Outra curiosidade: Desde 1992 (com Andrei Medvedev, em Roland Garros, aos 17 anos) que um tenista tão novo não alcançava as oitavas de um Grand Slam.

O pupilo do compatriota Juan Carlos Ferrero levou o rival à loucura não só com seu jogo ofensivo, mas, também, com algumas curtas perfeitas. Uma delas no segundo ponto do tiebreak decisivo. Haja sangue frio e talento para usar esse recurso num momento tão decisivo.

Um dos rivais que Alcaraz, número 55 do mundo, superou nessa partida foi a catimba do grego. Desde a estreia, contra o britânico Andy Murray, Tsitsipas vinha adotando a tática de ir, demoradamente, ao banheiro, após perder um set.

Deu certo contra o escocês ex-número 1 do mundo, como também havia ocorrido no Masters 1000 de Cincinnati. Mas foi por água abaixo a tática do grego contra o talentoso espanhol.

E o espanhol pode ir ainda mais longe. Se repetir a atuação quase perfeita desta sexta, tem tudo para derrotar o qualifeir alemão Peter Gojowczyk nas oitavas.

Mesmo que Alcaraz tropece na próxima rodada, já fez história, entrando para o seleto grupo do top-50 e dos que chegaram às oitavas de final.


Nasce uma estrela, o tênis agradece.

 

 

Sobre Gustavo Loio

 

Jornalista formado em 1999 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação, já trabalhou com Gustavo Kuerten. E, também, nas redações da Infoglobo (O Globo, Extra e Época), do Diário Lance! e do Jornal O Dia, além do site oficial do Pan de 2007, no Rio.

teninews.com.br
br.jooble.org