X

Aumenta o número de praticantes do esporte após o sucesso nas Olimpíadas

Segunda, 23 de agosto 2021 às 17:05:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Dono de uma célebre trajetória que já ultrapassa séculos, o tênis entrou para a lista dos esportes mais populares do mundo em 2021, ficando atrás apenas do futebol, que reina absoluto entre os mais ilustres, do cricket, queridinho entre os ingleses, e o do hóquei sobre grama, famoso por ser uma modalidade de jogo rápido. Porém, quando o assunto é o cenário nacional, o esporte sempre foi tido por muitos como um exercício destinado à elite, afastando a maioria da população que, infelizmente, não se considera “apta” para aderir à sua prática.



Já se sabe que o brasileiro é um grande apaixonado por esportes e sempre procura estar envolvido com a temática de alguma forma, seja por meio da prática, utilizando como uma forma de atividade física, como torcedor assíduo, assistindo a todas as partidas da modalidade esportiva favorita ou até mesmo acompanhando os resultados do estilo “jogo de hoje”, fazendo uso da tecnologia caso perca algum evento por falta de tempo. No entanto, o tênis não era o favorito no momento da escolha.

A história do esporte no Brasil começa nos últimos anos do século XIX com a chegada de funcionários ingleses que pisaram as terras do Sudeste a fim de trabalharem nos processos de urbanização das capitais paulista e carioca. Nesse então, trouxeram consigo raquetes e bolinhas e, a partir daí, o tênis passou a ser promovido em todo o território nacional. Por volta de 1892, surgiram as primeiras quadras para a prática do esporte, inauguradas no Athletic Club de São Paulo.

Entretanto, somente em 1959 o país obteve seu primeiro grande destaque na modalidade com Maria Esther Bueno, que chegou ao ápice de sua carreira ao ocupar o top 1 do ranking feminino mundial e fazendo com que o esporte se tornasse mais divulgado por aqui.

Quarenta anos depois, após um longo hiato, o Brasil alcançou novamente o topo do esporte com nada mais, nada menos que Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros e considerado por especialistas da área como um dos maiores tenistas da história. O catarinense foi um dos responsáveis pelas primeiras grandes ações de popularização do tênis, trabalhando para incentivar inúmeras crianças carentes a praticar o esporte através do projeto denominado “Campeões da Vida”, financiado pelo Instituto Gustavo Kuerten com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal.

No entanto, registra-se um grande número de novos adeptos à prática do esporte após a brilhante atuação da dupla Luisa Stefani e Laura Pigossi, que fizeram história para o tênis brasileiro ao conquistar a inédita medalha de bronze na disputa dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, realizados entre os meses de julho e agosto desde ano. Segundo dados levantados entre diversos clubes em todo o território, houve um acréscimo de mais de 41% no número de inscrições para sua prática. Realmente uma excelente notícia para o esporte que oferece saúde cardiovascular, condicionamento físico, coordenação motora, ganho de um melhor reflexo, entre tantos outros benefícios. 

teninews.com.br
br.jooble.org