As grandes feras do Beach Tennis estreiam nesta sexta-feira no Macena Open de Beach Tennis , torneio internacional realizado na praia da Pajuçara, em Maceió (AL), e que termina no próximo domingo, dia 22.
Crédito: @celiojuniorbr e @igorlessafotografiaesportiva
Este está sendo o primeiro evento nível mundial desde 2017 que a capital alagoana vem recebendo. A competição não tem acesso ao público, apenas para atletas e credenciados em virtude da pandemia do COVID-19.
Na sexta-feira as grandes feras do Beach Tennis entram em ação no início das disputas do BT 50, torneio principal com premiação de US$ 4 mil e 50 pontos no ranking mundial. O dia começará com o qualificatório no profissional a partir das 10h e segue com a chave principal a partir das 12h. No masculino destaque para o vice-campeão Mundial de 2017 com o Brasil, Ralff Abreu, 31º do mundo, que estreia ao lado do carioca João Lauro Carneiro contra os baianos Augusto Oliveira e Murilo Valadares, jogo marcado para não antes das 14h30.
A seguir teremos alagoanos em ação. Semifinalistas no torneio BT 10 nesta quinta-feira, André Lyra e Henrique Teixeira medem forças contra Ilias Sakkas e Mateus Moreira, não antes das 16h.
No último duelo do dia, não antes das 19h, o alagoano da seleção Pedro Consiglio atua com Matheus Belo encarando outro nome da seleção, Daniel Mola, que atua com Leonardo Branco.
Os cabeças de chave 2, o santista Rafael Agulha e o gaúcho Vinicius Chaparro encaram Richard Gomes e Caueneiro Morini não antes das 17h30 também na principal quadra.
A sexta-feira terá a primeira rodada da chave principal masculina e feminina, as principais destaques entre as mulheres jogam a partir do sábado.
Todos os protocolos contra a COVID-19 serão seguidos com medição de temperatura na entrada, uso de máscara da organização e dos atletas quando não estiverem competindo, além de totens de álcool e gel espalhados pelas quadras. O evento não terá a presença de público, apenas dos atletas participantes e credenciados no evento.
Paranaenses e catarinenses levam primeiros títulos
A quinta-feira foi marcada por muita disputa e no período da noite saíram os primeiros campeões no torneio BT 10, sem premiação, mas que deu dez pontos para os vencedores no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.
Entre as mulheres, as paranaenses Julia Cunha e Heloisa Francisco levaram o caneco superando as pernambucanas Akter Alessandra e Alexandra Sandrinha por 6/0 6/2.
Entre os homens o título ficou com os catarinenses da terra de Guga Kuerten, Florianópolis, Ricardo Schaefer e Guilherme Lima que superaram a dupla de Rafael Rodrigues e Pedro Luca por 6/3 7/6 (7/5). A dupla iniciou no profissional recentemente. Vindos do tênis, Schaefer começou a jogar eventos profissionais em abril enquanto que Lima, em novembro passado.
"É meu quinto torneio ITF, viemos na esperança de fazer bons jogos e dar volume ao nosso jogo , ganhamos a primeira, segunda, terceira, estavamos muito consistentes e simples . Muito feliz pela conquista. Sensacional a estrutura, tudo do torneio, patrocinadores, excelente. O Rafa e o parceiro del jogaram demais na final , fizeram um bom campeonato", disse Schaefer que assim como Gustavo Kuerten passou por cirurgias no quadril e com a falta de impacto por conta da areia, pretende fazer sua carreira decolar no Beach Tennis: "Pretendo seguir carreira até onde meu corpo deixar, tenho três cirurgias no quadril , tipo o Guga (risos). Só quem tem lesão sabe o quão difícil é recuperar e fazer todo o processo para estar em quadra. Em Floripa faço fortalecimento pois se deixar rolar sobrecarrega e eu sinto dores, como o Beach Tennis não tem muito impacto eu não sinto dor comparado ao tênis, é um esporte que me deixa jogar. Se fosse no tênis não seria assim".
Lima contou sobre sua história. Ele fez o tênis universitário americano em faculdades na Carolina do Norte e West Virginia e assim como vários atletas migrou para a praia: "Meu primeiro plano era seguir profissional no tênis, como o tênis é muito concorrido fui pros EUA. Quando voltei, conheci o Beach em Floripa em 2017 , comecei a trabalhar com isso, hoje dou aula na Mahalo Beach Tennis, queria agradecer ao Vini Font, foi com ele que aprendi muito, devo muito a ele por esse título de hoje", disse Lima que jogou seu primeiro torneio profissional no Beach em novembro: "Hoje é meu primeiro título e não poderia ser em local melhor. Estamos adorando a cidade, estrutura aqui impecável."
A dupla alagoana formada por André Lyra e Henrique Filho caiu na semifinal contra Pedro Luca e Rafael Rodrigues. Outra dupla alagoana, Pedro Consiglio e Eurico Cahu caiu apertado nas quartas diante dos capixabas Alvaro Campanharo e Evandro Rosindo por 5/7 6/4 10/8: "Foi bem no detalhe, começamos um pouco mal, viramos e no super tie-break foi por pouco", disse Pedro Consiglio: "Meu parceiro estava voltando de lesão, mas jogamos solto e foi no detalhe".
Consiglio disputou o evento em 2017 ainda nas categorias amadoras. Naquele mesmo ano conquistou meses depois o Bronze pelo Brasil no Mundial em Moscou, na Rússia, na categoria juvenil: "Estrutura está maravilhosa, jogando em casa é muito bom. Estou com expectativa muito alta para o torneio BT 50. Essa sexta promete".
O dia definiu os campeões nos veteranos e no Sub 14. Entre os 40+ caneco para Ricardo Ometto e Felipe Capistrano e Camila Nunes e Vanessa Nora. Nos 50+ título para Elaine Nagel e ana Claudia Ferreira. Entre os jovens no Sub 14 título para Leonardo Lemos e Lucas Chau.
Secretário de Esportes elogia competição
Secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Alagoas, Charles Herbert, destacou a importância do evento para o estado e o município de Maceió (AL): "Importância é muito grande, modalidade do Beach Tennis cresce no Brasil todo , Maceió é capital litorânea e precisa valorizar os esportes de praia e o esporte e ficamos felizes com a união da Federação Alagoana de Tênis junto com o André Macena, grande amante do Beach Tennis, colocando Maceió no mapa de grandes competições da modalidade", afirmou Charles apontando outros benefícios do evento.
"Temos o fomento do turismo e do emprego, pessoas trabalhando no evento, outras vendendo seus produtos . Os atletas vêm, passeiam pela cidade, vão aos restaurantes, trouxeram suas famílias, ficam hospedados em hoteis. Esse evento é muito importante para todos os segmentos".
Transmissão Ao Vivo - A competição tem a transmissão AO VIVO das principais partidas pelo canal do Instagram do evento, o @macenaopenbt.
Programação do Torneio:
20/08 - Sexta-Feira
A partir das 10h - Qualificatório Profissional Dupla Masculina e Feminina ITF BT 50
A partir das 12h - Profissional Dupla Masculina e Feminina ITF BT 50
A partir das 8h - Amador Categorias Duplas Mistas A, B e C
21/08 - Sábado
A partir das 9h30 - Profissional Dupla Masculina e Feminina ITF BT 50
A partir das 8h - Amador Categorias Dupla Masculina e Feminina A, B e C
22/08 - Domingo
Finais Profissional Dupla Masculina e Feminina ITF BT 50 + Categorias Dupla Masculina e Feminina A, B e C
Todo atleta que disputar a competição tem tarifas especiais nos hotéis parceiros, o Ibis Budget e o Mercure - 82 99677-8731, e o hotel Íbis através dos contatos (82) 2121-6699 e h1961-gm@accor.com.br.
Mais detalhes em https://games2be.com.br/macena-open/ . Siga o evento em nosso instagram @macenaopenbt
O Macena Open de Beach Tennis é uma realização da 2BESports e conta com o patrocínio da ACCOR, BRAVO, COLIL CONSTRUÇÕES, AKANE MITSUBISHI, NEOLAB, IMAGEM PLENA, MÁRCIO RAPOSO IMÓVEIS e FINGER. A Bola Oficial do evento é a HEAD. Os Hotéis Oficiais são o Mercure, Íbis e Íbis Budget. O evento tem a parceria da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Alagoana de Tênis com a chancela da Federação Internacional de Tênis.