Danil Medvedev causou controvérsia por sua reação diante de uma chamada incomum de obstrução (hidrance) de jogo na partida contra Alexander Bulbik, feita pela árbitra Aurélie Tourte, na última terça-feira, no Masters de Toronto, no Canadá.
A juíza de cadeira interrompeu a disputa de um ponto após Medvedev se desculpar com o adversário por ter feito um golpe em que a bola foi em direção ao corpo do oponente. Porém, Bublik conseguiu fazer a defesa para que o jogo continuasse, mas a árbitra viu uma obstrução de jogo por parte do russo e deu o ponto para o atleta do Cazaquistão.
Medvedev foi surpreendido pela decisão da juíza de cadeira e em seguida, deu início a um dos diálogos mais inusitados da temporada. “Eu vi obstrução de jogo porque você falou durante o ponto”, falou Aurelie Tourte.
Bublik, que dava gargalhada com a situação, perguntou: “Quem foi que falou?”
Por sua vez, Medvedev achou a situação menos engraçada e disse: “Foi eu que tive que atingir a bola. Você não teve que atingir a bola! Você pode imaginar como essa chamada é estúpida? Ele está rindo de você”, falou para Aurelie Tourte e acrescentou:
“É inacreditável o que você acabou de fazer”, enfatizou o tenista enquanto estava próximo da rede, atônito com o que estava acontecendo.
Ele ainda perguntou se o ponto seria repetido, mas recebeu a negativa da árbitra. O lance pode ser visto na conta oficial do Twitter da Tennis TV, que é a emissora oficial da ATP. A associação tem uma regra que explica qual deve ser o procedimento do mediador de uma partida caso uma situação semelhante como essa aconteça. “Uma chamada de obstrução de um jogo deve ser feita por um oficial se um inadvertido evento acontece em quadra, como uma bola que não está em jogo e que vai para a quadra ou um som involuntário ou exclamação (como um grito devido a uma lesão). O jogador que criar esta obstrução deve ser avisado que na próxima vez que isso acontecer haverá a perda do ponto”, diz a norma.
Medvedev, que é o segundo do ranking, falou a respeito do ocorrido, depois da vitória por 2 sets a 1 (parciais de 4/6, 6/3 e 6/4) sobre Bublik, 39⁰ do mundo. “Foi divertido, mas poderia não ser caso fosse um ponto que decidisse um break-point”, falou.
E não foi apenas esse fato que movimentou a partida. O jogo teve um atraso de 53 minutos por conta da chuva que caiu no início do segundo set. Quando o jogo retornou Medvedev venceu três dos quatro games disputados. Ele quis ir ao vestiário para trocar a cueca, mas não foi permitido pela árbitra. “A única maneira de trocar a cueca é naquele local aqui na quadra, mas há câmeras aqu. Para mim está tudo bem fazer isso, mas todo mundo vai me ver”, reclamou o russo, que enfrentará o australiano James Duckworth na terceira rodada da competição.