A letã campeã de Roland Garros 2017, Jelena Ostapenko, 34ª da WTA, se reencontrou com as vitórias e alcançou sua 7ª vitória consecutiva ao bater a russa Daria Kasatkina, 35ª, e se garantir na 3ª rodada de Wimbledon.
Ostapenko precisou de 1h46 para sobreviver a um jogo intenso com placar de 6/1 3/6 8/6 tendo convertido três aces contra dois da russa, que cometeu sete duplas-faltas contra quatro da letã, que cometeu 48 erros não-forçados contra 24 da russa, que disparou 11 bolas vencedoras contra 48 de Ostapenko.
Vindo do título em Easbourne, Ostapenko tem um início de partida avassalador, mas viu a russa correr atrás, forçar a iniciativa da letã, que cometeu erros e viu a partida empatada em sets.
No set decisivo, as tenistas trocaram quebras no seis primeiros games e com tudo empatado, Kasatkina conquistou quebra no nono game, sacou para a partida e foi quebrada, voltou a trocar quebras, sacou para o jogo uma segunda vez, mas viu a letã virar o jogo com quebra no 14º game.
Ostapenko aguarda pela vencedora do duelo entre a australiana Alja Tomilanovic e a francesa Alizé Cornet.
Gauff domina veterana russa
A jovem americana Coco Gauff, 23ª da WTA, de apenas 17 anos, dominou a veterana russa Elena Vesnina, ex-top 10 e atual 370ª, de 34 anos, em 1h09 de partida com placar de 6/4 6/3 tendo disparado nove aces contra quatro da russa, que cometeu quatro duplas-faltas contra cinco de Gauff, que disparou 19 bolas vencedoras contra 13 de Vesnina, que cometeu o mesmo número de erros não-forçados da americana, 19.
Gauff aguarda pela vencedora do duelo entre a a francesa Clara Burel e a eslovaca Kaja Juvan.