X

Djokovic comenta sobre Osaka e pede mais debate sobre saúde mental

Sexta, 28 de maio 2021 às 13:10:44 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Em Belgrado onde disputa ATP 250 em sua casa, Novak Djokovic comentou sobre a decisão da japonesa Naomi Osaka em não dar entrevistas durante Roland Garros mesmo que leve multa (previstas multas até US$ 20 mil).



Leia Mais:

Nadal opina sobre Osaka

 

"É a primeira vez que escuto isso. Não estou certo de quais razões ela teria. Não sei as regras da WTA ou dos Grand Slams em sancioná-la se não decidir dar entrevistas. Entendo que às vezes as coletivas de imprensa podem ser incômodas, nem sempre desfrutamos delas, em especial se perdemos alguma partida, mas é parte de nosso esporte e nossa vida no circuito.

É algo que devemos fazer, se não somos multados. Pelo menos é assim que ocorre na ATP", disse o número 1 do masculino.

 

 

Osaka alegou que o motivo seria saúde mental que o tenista é exposto diante de cada pergunta. Djokovic comentou sobre a questão.

"Provavelmente se subestime um pouco o tema da saúde mental e o bem-estar pessoal do circuito, especialmente nos últimos 15 meses da presença do vírus e tudo o que aconteceu. No circuito ATP, pela primeira vez essa semana temos a oportunidade de estarmos livres e dormir em nossa casa sem precisar ficar na bolha. Isso é algo muito bom, quase tínhamos esquecido essa sensação, viajavamos constantemente com a única possibilidade de estar em nossos quartos de hotel e de lá irmos para quadra e só. Isso está bem por uma semana ou duas, , mas se faz isso toda semana acaba desgastando mentalmente".

 

 

"Somos humanos, como todo mundo, e queremos ter liberdade. A verdade é que pessoalmente elu era contra o sistema de bolha do ATP, pois não via a lógica de simplesmente não poder seguir as regras de cada país. A ATP mudou isso e espero que continue. Se na França, por exemplo, o governo restringe nossa capacidade de nos movermos e nos obriga a ficar em um lugar, tudo bem, é algo que respeitamos. Por outro lado, se existe um país que permite que você, sob sua responsabilidade, possa se locomover pela cidade (obviamente usando máscaras) e ter essa liberdade, além de fazer as provas com frequência, acho que devemos seguir isso. Essa foi a minha opinião desde o início, estou feliz por estar nessa fase agora. Devíamos falar muito mais sobre saúde mental: há muitos fatores importantes a levar em consideração agora, há jogadores de duplas cujo prêmio em dinheiro foi muito reduzido e estão viajando pelo circuito perdendo muito dinheiro. Eles também têm que ficar confinados em seus hotéis por um longo tempo e isso tem um grande efeito sobre os jogadores. Agora sim, também não podemos reclamar muito: podemos viajar, temos a possibilidade de fazer o nosso trabalho. Às vezes, temos que estar constantemente atentos a tudo o que acontece e tentar tomar a melhor decisão para todos. "

teninews.com.br
br.jooble.org