X

Djokovic dá nome à rara espécie rara de caracol em Montenegro

Quinta, 15 de abril 2021 às 10:01:31 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Uma espécie rara de caracol descoberta em Montenegro foi batizada em homenagem ao tenista sérvio Novak Djokovic.

Travunijana djokovici - que foi classificada como vulnerável de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) - foi encontrada em 2019 em uma fonte perto da capital do país, Podgorica.



Os cientistas disseram que nomearam novas espécies de caramujos de água doce em homenagem a Djokovic “para reconhecer seu entusiasmo e energia inspiradores”.

Com uma concha branca leitosa em forma de cone alongado, T. djokovici está adaptado para viver nos habitats subterrâneos de um carste - um tipo de paisagem onde a rocha se dissolve para criar buracos, riachos que afundam, cavernas e nascentes.

O minúsculo gastrópode foi encontrado por Jozef Grego e Vladimir Pesic, ambos da Universidade de Montenegro, que publicaram suas pesquisas na revista Subterranean Biology.

Os pesquisadores disseram: "Para descobrir alguns dos animais mais raros do mundo que habitam os habitats subterrâneos únicos do cársico Dinárico, para alcançar cavernas inacessíveis e habitats de primavera e para o trabalho incansável durante o processamento do material coletado, você precisa da energia e do entusiasmo de Novak."

No entanto, eles acrescentaram que de onde vem o caracol ainda permanece um mistério.

T. djokovici faz parte de uma família diversa de minúsculos caramujos de lama conhecidos como Hydrobiidae, que habitam água doce em cavernas e habitats subterrâneos.

Os especialistas disseram que os ecossistemas subterrâneos são extremamente vulneráveis ​​às mudanças ambientais causadas pelo homem e muitas vezes são esquecidos durante os esforços de conservação porque são muito obscuros.

teninews.com.br
br.jooble.org