A paulistana Beatriz Haddad Maia, número dois do país e 337ª do mundo, pediu para não ser convocada pela capitã Roberta Burzagli para o confronto entre Brasil e Polônia pelos playoffs da Billie Jean King Cup entre 16 e 17 de abril, na Polônia.
A informação foi divulgada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), que apontou que Bia Maia optou por priorizar o "circuito internacional" e na semana do confronto da Billie Jean King Cup disputará um torneio.
Burzagli convocou quatro das principais jogadoras do país e não cinco como é habitual no torneio "em função dos protocolos seguidos para a Covid-19, já que uma das solicitações da organização é que as equipes sejam mais enxuta", apontou a CBT em comunicado enviado à imprensa.
Roberta Burzagli comanda o Brasil com a gaúcha Gabriela Cé, a campineira Carolina Alves Meligeni (foto), e as paulistas Laura Pigossi e Luisa Stefani.
"É bastante desafiador viajar neste período, teremos que seguir um vasto protocolo da ITF (federação internacional), fazendo teste para Covid e quarentena. É mais uma situação para a comissão técnica se manter atenta. Uma das recomendações é levar uma equipe mais enxuta possível por causa de todos os protocolos que devem ser seguidos. Penso que esse será um confronto bastante interessante, pois a Polônia tem duas atletas top 100, tanto em simples quanto em duplas. Mas eu confio muito nas nossas jogadoras e na equipe que formamos. Mesmo com a paralisação de boa parte do calendário, nossas atletas estiveram ativas e competindo durante os últimos meses", comentou Burzagli através do comunicado.
As duas polonesas citadas por Burzagli são Iga Swiatek, 16ª da WTA e campeã de Roland Garros, e Magda Linette, 49ª. Swiatek confirmou hoje que não disputará o confronto com o Brasil.
Número 1 do Brasil e 250ª do mundo, Cé está em sua 16ª convocação para representar o país, coisa que o faz desde 2014. Número 3 do país e 370ª, Carol Meligeni está em sua sétima convocação. Pigossi, quatro do Brasil e 374ª, está convocada pela segunda vez. Stefani, 31ª do mundo nas duplas e número 1 do país, está em sua sexta convocação e faz parte da equipe desde 2017.
O confronto será realizado na cidade de Bytom, no sul da Polônia, a princípio com presença de público reduzido, e será disputado no piso rápido coberto.