Direto de Adelaide, na Austrália, onde se prepara para o Australian Open 2021, a japonesa Naomi Osaka, terceira do ranking da WTA, anunciou que é uma das sócias-proprietárias da equipe do NC Courage, time de futebol feminino na Liga Norte-Americana (NWSL).
"As mulheres que investiram em mim enquanto cresciam me fizeram ser quem sou hoje, não sei onde estou sem elas", escreveu Osaka na publicação em redes sociais em que anuncia "ter comprado" o NC Courage.
A equipe do NC Courage faz parte do tradicional clube da Carolina do Norte, que também tem uma equipe profissional masculina, categorias de base e clube social. O NC Courage compete na primeira divisão da NWSL, da qual foi campeã em 2019.
De acordo com reportagem do The Athletic, Osaka revelou como analisou a possibilidade de fazer parte do grupo investidor do clube e que tem posse da marca: "Eu pensei: 'por que não eu?' e 'por que não agora?'".
A tenista japonesa de 23 anos é a atleta feminina, independente da modalidade esportiva em que compete que mais faturou com premiações e patrocínio em 2020, de acordo com a Forbes norte-americana. A imprensa asiática garante que Osaka é o "sucesso comercial esportivo" da região desde a ex-tenista e top 2 chinesa Na Li.
Reportagem da Sport Business edição de julho de 2020, reportou que "Osaka é um sucesso comercial na Ásia por retratar visualmente inúmeras minorias e diferenças". De acordo com a mesma reportagem, a ascendência de pai haitiano e mãe japonesa dá a Osaka um apelo emocional e étnico aos jovens da região, principalmente os japoneses.
Em artigo em agosto, o The New York Times ressaltou que a "genuína luta" da tenista contra o racismo de negros e asiáticos nos Estados Unidos, lhe conferia "uma liderança natural de uma geração em mudança". Os artigos ressaltam a capacidade comercial, e portanto amplitude de alcance, de Osaka.
Não é a primeira a investir em futebol
O The Athletic ainda recorda que Osaka não é a primeira "super estrela do esporte" que busca investir em uma equipe de futebol profissional nos Estados Unidos. Antes dela, a própria Serena Williams investiu na NWSL como parte do grupo investidor da Angel City FC, que tem sua filha de apenas 3 anos, Alexis Olympia, como sócia majoritária.
Ainda entre super estrelas do esporte, os jogadores de basquete LeBron James e Kevin Durant investiram no futebol, o primeiro é sócio do Liverpool FC no campeonato inglês, Durant investiu em casa, no Philadelphia Union da liga masculina, MSL, que tem o inglês David Beckham como proprietário do Inter Miami.
The women who have invested in me growing up made me who I am today, I don’t know where I would be without them. Throughout my career I’ve always received so much love from my fellow female athletes so that’s why I am proud to share that I am now a owner of @TheNCCourage ⚽️❤️ pic.twitter.com/Iz0YcVvOqz
— NaomiOsaka大坂なおみ (@naomiosaka) January 28, 2021