Tio e ex-treinador de Rafael Nadal, Toni Nadal afirmou em coluna ao El País que o próximo jogador que vai suceder seu ex-pupilo será Carlos Alcaraz, treinado por Juan Carlos Ferrero, com 17 ano e já entre os 150 melhores do mundo.
"Carlos Alcaraz se converteu, com o aval dos resultados e seu jogo, não só na grande esperança do tênis espanhol, mas também no relevo natural de Rafael", disse Toni.
"A primera vez que o vi jogar foi precisamente em um torneio que se disputou na academia do meu sobrinho e, apesar da derrota aquele dia, olhei que seu futuro no mundo do tênis seria muito brilhante. Albert Molina, seu empresário e grande amigo meu, me repreendeu argumentando que minhas palavras colocavam no garoto uma grande pressão. Na busca por ajudar e proteger jovens promessas tentam criar uma bolha que para mim é dsnecessárias. Todos os que desejam destacam deverão suportar uma pessão que vai lhes acompanhar por toda a carreira. E Carlos não será menos. Deverá conviver com ela e a inevitável comparação com Rafael Nadal".
"Eu o vejo com a cabeça sufcientemente boa para assumir essa pessão assim como as expectativas que o tênis o provoca. Tem muitas condicionantes necessárias para chegar a ser um grandíssimo jogador. Apesar de seus 17 anos tem um jogo agressivo variado, muito bom físico e grande qualidade na maioria de seus golpes. Seu progresso no ranking e sua evolução são constantes".
"É certo que a entrada do Carlos é prematura e que ainda falta tempo que vai competir com a vantagem de saber que os que estão a frente no ranking também tem mais idade. Isso aconteceu com o Rafa quando entrou no circuito ATP sendo o competidor mais jovem. As derrotas víamos como oportunidade de aprender e melhorar. Tínhamos a sensação de tempo e que nosso momento estava por chegar. O desafio do Carlos nesses anos será tão difícil quanto apaixonante. Essa fortaleza mental e seu convencimento de que deve seguir crescendo e melhorando o permitirão encarar tete a tete Medvedev, Tsitsipas, Sinner e Rublev. Estou convencido de que os torcedores espanhóis vão desfrutar vendo o jovem murciano ganhar algum Grand Slam e buscar o número 1 de nosso esporte".