Depois de desbancar o terceiro do mundo, atual campeão e segundo favorito, Andrey Rublev manteve seu embalo neste sábado ao atingir a decisão do ATP 500 de Viena, na Áustria, torneio no piso duro e coberto com premiação de 1,5 milhão de euros.
O russo número oito do ranking vencia o sul-africano Kevin Anderson, ex-top 5 e atual 111º, por 6/4 4/1 quando o grandalhão abandonou com problemas físicos com dores na coxa direita.
Rublev vence sua 38ª partida em 45 jogadas no ano. Ele vai em busca do quinto troféu na temporada onde venceu em Doha, no Qatar, e Adelaide, na Austrália, e após a quarentena venceu os ATPs 500 de Hamburgo, na Alemanha, no saibro, e São Petersburgo, na Rússia, no piso duro e coberto.
Rublev pode empatar com Djokovic em títulos em 2020 se conquistar o troféu neste domingo contra Lorenzo Sonego, 42º e algoz de Djokovic nas quartas, ou o britânico Daniel Evans, 33º.
"Não sei porque está indo tão bem. Tenho um time incrível, muitos amigos incríveis ao meu redor que sempre me dão suporte e provavelmente é por isso que tenho jogado bem, Vim para cá pensando em não ter nada a perder. Já fiz uma temporada muito boa, então vim para curtir, fazer o meu melhor, lutar por cada ponto, todo jogo e agora estou na final. Quero seguir pensando da mesma forma e vamos ver o que acontece amanhã".