A final do WTA Premier de Ostrava, na República Tcheca, será decidido entre as bielorrussas Aryna Sabalenka, 12ª da WTA, e Victoria Azarenka, 14ª, que venceram respectivamente a norte-americana Jennifer Brady e a grega Maria Sakkari.
Vindo de uma sólida vitória sobre a belga Elise Mertens, Azarenka, que é a quarta favorita da chave, precisou de 1h38 para superar Sakkari, 23ª da WTA que venceu na segunda rodada do torneio a principal favorita, a ucraniana Elina Svitolina, pelo placer de 6/1 6/3 tendo convertido três aces contra dois de Sakkari, que venceu 47% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 60% de aproveitamento de Vika.
Já Sabalenka se recuperou do "jogo maluco" diante da espanhola Sara Sorribes (caiba como foi) e firme precisou de 1h17 para superar Brady em um duplo 6/4tendo convertido dois aces contra dois da norte-americana, que cometeu uma dupla-falta contra três da bielorrussa, que venceu 72% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 75% de aproveitamento de Brady.
Azarenka e Sabalenka se enfrentarão pela primeira vez no circuito em uma final. Anteriormente as duas tenistas se enfrentaram nas edições 2018 e 2019 do US Open, com vitória para Sabalenka no primeiro encontro e para Azarenka no segundo.
Sabalenka busca por seu segundo título na temporada, já que foi campeã no WTA Premier 5 de Doha, no Qatar, e o sétimo da carreira.
Victoria Azarenka, por sua vez, busca seu 22º título na carreira e também pelo segundo no ano, já que foi campeã do Premier de Cincinnati.