Terceira favorita no WTA de Ostrava, na República Tcheca, a bielorrussa Aryna Sabalenka, 12ª da WTA, sofreu para virar a partida de oitavas de final contra a jovem estadunidense Coco Gauff, 55ª. No primeiro jogo do dia, Ons Jabeur eliminou Jelena Ostapenko.
Sabalenka precisou de 2h16 para fechar o placar em 1/6 7/5 7/6 (2) tendo convertido cinco aces contra quatro de Gauff, que venceu os mesmos 63% de aproveitamento de primeiro serviço da bielorrussa.
O primeiro set foi marcado por um apagão de Sabalenka, que acabou cometendo erros e diante da constância e jogo agressivo de Gauff foi quebrada nos quarto e sexto games e saiu m desvantagem.
No segundo set, Sabalenka recuperou a forma, passou a trabalhar mais com primeiro serviço e diante da segurança da rival, foram confirmando seus games sem sustos, até pressionar e quebrar o saque da norte-americana no 12º game e forçar o terceiro set.
Ali, Gauff abriu 3/0 com duas quebras e viu a bielorrussa tentar reagir, devolvendo a quebra no quarto game, mas cedendo novamente no sétimo game e viu a jovem sentir a pressão ao sacar pro jogo, devolveu a quebra e novamente, jogando um game de muita consistência voltou a quebrar a norte-americana sacando para o jogo segunda vez (vídeo abaixo) e forçou o tiebreak. Ali, abriu 4/0, viu Gauff tentar reagir, mas não foi efetiva.
Nas quartas de final, Sabalenka encara a espanhola Sara Sorribes que derrotou a estoniana Anett Kontaveit.
What a way to seal the game, @SabalenkaA 👏#jtbankaostravaopen pic.twitter.com/kCQMO1LiR6
— wta (@WTA) October 22, 2020
Ostapenko fora
Na primeira partida do dia a tunisiana Ons Jabeur, 32ª, precisou de 1h25 para superar a letã Jelena Ostapenko, 44ª, em um duplo 6/4 tendo disparado os seis aces da partida e cometido cinco duplas-faltas contra três de Ostapenko, que venceu 50% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 63% de Jabeur.
Nas quartas de final, Jabeur encara a grega Maria Sakkari, que surpreendeu a principal favorita Elina Svitolina em um duplo 6/3.