Atual campeão do ATP 500 de São Petersburgo, na Rússia, e principal favorito, o russo Daniil Medvedev, sexto da ATP, foi surpreendido e eliminado pelo norte-americano Reilly Opelka, 36º, nas oitavas de final do torneio. Opelka encara o russo Andrey Rublev.
Opelka precisou de 1h56 para virar o placar em 2/6 7/5 6/4 tendo disparado 11 aces contra seis do russo, que cometeu duas duplas-faltas contra duas do norte-americano, que venceu 79% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 91% de aproveitamento de Medvedev, que perdeu em todo o jogo apenas três pontos jogados em seu primeiro saque.
Com uma partida sólida pro parte do russo, Opelka esteve em dificuldades desde o início da partida e foi quebrado no quinto e sétimo games, vendo Medvedev abrir vantagem no placar.
Na segunda etapa, Opelka aproveitou melhor seu primeiro serviço e sem conseguir pressionar o russo, trabalhou encurtando as disputas e conquistou quebra crucial no 12º games, após abrir 0-40 e ver o russo salvar dois setpoints.
Na etapa final, Opelka teve de salvar breakpoints no quinto e sétimos games, mas conseguiu pressionar no momento certo e com quebra no 10º game fechou a disputa.
Nas quartas de final, Opelka encara outro tenista da casa, o cabeça de chave três Andrey Rublev, 10º, que precisou de 2h14 para superar o francês Ugo Humbert, 38º, também de virada 4/6 6/4 7/5.