Cabeça de chave dois de Roland Garros, mas o principal favorito da disputa, o espanhol Rafael Nadal está em busca de seu 13º titulo do torneio e em conversa com jornalistas, via conferência, falou da mudança da bola oficial do torneio e pediu cautela.
Nadal, que desde o tempo de juvenil é patrocinado pela marca de materiais esportivos Babolat, jogou os últimos 10 anos, dos quais sete foram de títulos, em Roland Garros com bolas desenvolvidas por sua patrocinadora para o torneio e agora, após terá de jogar com a nova bola oficial do Slam parisiense, desenvolvida pela marca Wilson.
Dentro deste cenário, o espanhol opinou sobre a bola: "Antes da retomada do circuito eu treinei com essa bola. Em Mallorca [Espanha] com o tempo quente, a bola era muito lenta, eu não acho que seja uma boa bola para jogar no saibro, pra dizer a verdade", iniciou destacando: 'É a minha opinião pessoal: não é uma bola boa para jogar no saibro", repetiu.
"Mesmo nestas condições [tempo mais frio e quadra mais úmida] ela põe as coisas mais difíceis, não? Eu já sabia disso. Não é um problema de todo. Apenas aceitei o desafio. Eu realmente acredito que a organização tem de olhar melhor [para a bola] nos próximos anos, pela saúde dos jogadores, inclusive, porque bolas super pesadas tornam-se perigosas para cotovelos e ombros, eu acho", acrescentou Rafa.
"Pra esse ano é o que temos. Apenas vamos ficar positivos sobre isso. Nós já sabemos que vamos jogar com essas bolas, então é preciso estar positivo sobre estas condições. É por isso que estou empolgado, treinando com a motivação certa e vamos ver o que eu posso ou não fazer", finalizou.