Federação Internacional de Tênis, a ITF, introduziu um novo ceritificado para os técnicos de tênis que já se certificam com a sentidades nacionais, no Brasil, a Confederação Brasileira de Tênis.
Será a primeira vez que haverá um certificado da ITF para técnicos mesmo que a entidade já ofereça programa de desenvolvimento por mais de 20 anos.
A ITF trabalha em conjunto com as 210 nações-membro. A certificação da ITF vai complementar a das nações e dará também mínimo de nível aos treinadores com o reconhecimento do programa do Sistema de Educação dos Técnicos.
A partir de hoje, todos os técnicos que passaram por cursos de ceritificação da ITF estarão permitidos a se referirem como "Técnicos Certificados pela ITF" em um certo nível adicionando do certificado da federação nacional.
A aquisição do Certificado para a ITF foi identificada pela estratégia de desenvolvimento entre 2017 e 2020 um dos objetivos paraaumentar apropriadamente um número de maior qualidade de treinadores em forma global.
Estudo da ITF em 2019 identificou que há aproximadamente 164 mil treinadores ativos no mundo, 90% baseado em 30 países, 64% sozinhos na Europa. Em agosto deste ano quase 40 países atingiram o reconhecimento da ITF por seus sistemas de educação dos treinadores. O programa de certificação da ITF busca aumentar a quantidade e qualidade no mundo e particularmente nações ainda não estabelecidas no programa de educação.