Na manhã deste sábado, há poucas horas do sorteio da chave principal do primeiro torneio realizado pela WTA desde o mês de março, a entidade máxima do tênis feminino divulgou em seu perfil no Twitter uma nota informando que uma das atletas testou positivo para COVID-19.
Leia mais: Palermo não cria bolha e tenistas convivem com turistas sem máscaras
“Uma atleta obteve resultado positivo no teste para COVID-19 no Palermo Ladies Open e, consequentemente, desistiu de sua participação no torneio. A atleta está assintomática”, iniciou assim o comunicado, sem revelar a identidade da atleta. “Seguindo essa informação, a WTA, o Centro de Controle de Infecções do torneio, seus conselheiros médicos e especialistas em doenças infecciosas da Mayo Clinic, imediatamente colocaram em ação seu plano de resposta à COVID-19”.
Ainda segundo a entidade, qualquer pessoa que tenha tido contato com a atleta contaminada será submetida aos protocolos de testagem individual do evento, assim como qualquer pessoa que tiver diagnóstico positivo permanecerá em isolamento até liberação por parte dos especialistas e receberá tratamento médico adequado garantido pelo evento.
Apesar do susto e da possibilidade do aparecimento de novos casos, o 31º Palermo Ladies Open, torneio da série WTA International, seguirá seu cronograma normal de realização.
Vale recordar ainda, que nesta semana o jornal espanhol 'Marca' realizou uma reportagem denunciando que as jogadoras estavam convivendo livremente com turistas sem máscaras no complexo do torneio, já que a organização não promoveu um isolamento em bolha, como o US Open está pretendendo.
#WTA statement on player testing positive for COVID-19 at the 31st Palermo Ladies Open:
— wta (@WTA) August 1, 2020
A player has tested positive for COVID-19 at the 31st @LadiesOpenPA and has subsequently withdrawn from the tournament. The player is asymptomatic.
Any individual who tests positive will remain in isolation until cleared by a physician per the established protocols, and will receive proper medical treatment.
— wta (@WTA) August 1, 2020