Filippo Volandri, primeiro rival de Novak Djokovic no circuito da ATP, no torneio de Umag, na Croácia, em 2004, lembrou da partida e que o sérvio tinha algo especial que poderia desenvolver em sua carreira. A estreia do sérvio foi com 17 anos.
Volandri na época era o 65º do mundo: "Comecei muito bem, ganhando com facilidade, fiz 5/1 e senti que, embora ele jogasse muito bem, aquele garoto não tinha força física para poder me machucar. Ele foi visto lutando muito contra si mesmo porque tinha sérios problemas respiratórios", disseVolandri ao site da ATP.
O italiano relembrou os problemas que martirizaram o sérvio no início e que ele resolveu cortando glúten da sua dieta: "De repente, seu nível começou a subir, foi uma reação impressionante que levou o set ao tiebreak. Há coisas que podem ser aprendidas, mas esse tipo de atitude em relação à adversidade, poucos são capazes de demonstrar isso, nessa idade ", declarou Pippo.
A partida terminou com um resultado de 7-6 (5) 6-1, mas um sentimento foi profundo em Volandri. "No nível de flexibilidade, ele estava mais alto do que qualquer outro jogador e foi capaz de bater na bola com muita força. Apesar de não estar fisicamente trabalhado, ele deu velocidade aos seus golpes sem perder o efeito. É difícil para mim explicar como é a sensação, quando jogava com alguém especial, não sei, talvez seja atitude, poder mental ... Pareceu-me que ele estava jogando muito longe na quadra e, pouco tempo depois, vi como ele corrigia sua posição na quadra e jogava em cima da linha de base. Foi isso que fez a diferença em sua carreira, é impressionante como ele mantém a posição na pista", afirmou.
"É estranho lembrar esse jogo. Você nunca pode dizer se um garoto nessa idade será o número 1 ou não, mas ele definitivamente tinha algo. Ele tem um dos melhores backhands da história do tênis e, nos momentos de pico, mostra que é um grande campeão".