Em entrevista à Eurosport, o sueco ex-número 1 e dono de seis títulos do Grand Slam, Stefan Edberg, comentou a chegada de jovens tenistas ao topo e apontou o austríaco Dominic Thiem como o mais próximo a vencer um Grand Slam.
"Ele [Thiem] mostrou que poderia ter vencido o Australian Open este ano com muita facilidade. Essa foi uma grande chance para ele", iniciou sua fala em análise ao pupilo de Nicolas Massú. "Se Rafa [Nadal] não estivesse lá, ele venceria o Roland Garros um dia. Ele provavelmente é o mais próximo disso hoje, eu diria"analisou o sueco.
Edberg também vê a aproximação de atletas mais jovens, com espaço já firmado no topo 10: "Ao mesmo tempo, [Alexander] Zverev mostrou muito potencial, meio que se perdeu um pouco, saiu dos trilhos, mas não é preciso muito para voltar ao caminho certo", ponderou. "Stef [Stefanos] Tsitsipas mostrou um pouco ... Ele definitivamente está batendo na porta também. Eu provavelmente poderia incluir alguns outros. Mas Thiem, é o mais próximo no momento, eu diria", completou.
O ex-numero 1 e ex-treinador de Roger Federer ainda acrescentou o fato de que nos últimos 12 anos os torneios do Grand Slam foram dominados por quatro jogadores, Federer, Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray e que os três primeiros da lista dominaram nos últimos dois anos. "Eles venceram todos os Grand Slams", exclamou.
"Eles têm sido incríveis para esse esporte. Seria bom ter um novo jovem vencedor, enquanto Novak, Roger e Rafa ainda estão por aí. Provavelmente, vai levar algum tempo para esses jovens jogadores, porque você precisa vencer um Slam e talvez vencer dois, três, e então as pessoas começam a saber sobre você", finalizou.