Muitas horas após retirar do ar a polêmica coleção de fotos em que fazendo uso de 'blackface', a ucraniana Dayana Yastremska pedia por 'equidade racial', a tenista publicou um comunicado em que afirma que sua mensagem 'artística' foi 'corrompida'.
Leia mais:
Yastremska gera polêmica ao publicar foto usando 'blackface' contra racismo
Quase um dia após publicar o polêmico tweet e as mesmas fotos no Instagram, Yastremska decidiu escrever um esclarecimento sobre a situação e e "se desculpar" com quem ficou ofendido.
"Hoje cedo, eu publiquei fotos que achei que espalhariam mensagem de equidade. Está claro que não foi assim e que foi um equívoco", inicia a tenista. "Eu fui avisada sobre o impacto negativo, mas eu continuo não considerando aquilo como 'blackface'. Eu não tinha a intenção de fazer uma caricatura, mas de compartilhar meus sentimentos sobre a atual situação: nós todos devemos ser tratados igualmente".
"Estou muito desapontada que minha mensagem foi corrompida: estas fotos dividiram as pessoas quando elas foram feitas para unir. É por isso que as deletei", seguiu a pupila de Sascha Bajin. "Eu sinceramente me desculpo com todas as pessoas que ofendi. Eu verdadeiramente tinha boas intenções", finaliza Yastremska.
A publicação da jovem voltou a dividir seus seguidores, enquanto alguns pedem para que ela "não se importe com as críticas", outros afirmam "acreditar em suas boas intenções e sentimentos".
A maioria no entanto, critica a postura da jovem em não reconhecer o ato racista, mesmo que não intencional: "Você não pode decidir por pessoas pretas o que é ofensivo. Da próxima vez, dê uma estudada e analise o cenário um pouco melhor", aconselhou um seguidor. Outro seguidor foi ainda mais incisivo: "Em algum momento, você precisa parar de se preocupar com suas intenções e se concentrar em fazê-lo corretamente" e seguiu fazendo uma analogia com o esporte: "Eu odeio dizer isso, mas se você tem grandes intenções em uma quadra de tênis, mas joga horrivelmente e perde de bicicleta (6/0 6/0), você não deve ficar feliz com esse esforço!".
at some point u need to stop worrying about your intentions, and focus in on doing it correctly.
— rick marsonet (@RMarsonet) July 10, 2020
i hate to tell u this but if u have great intentions on a tennis court but play horrifically and lose via a double bagel, you shouldnt be happy about that effort!!!
You can't decide for Black people what's offensive. Next time do some research and read the room better.
— Alex (@MrCoon007) July 9, 2020
To me it was an artistic expression embracing equality 💕
— Lucky Luck (@ladyady2) July 10, 2020