Henri Leconte, um dos grandes nomes do tênis francês, vice-campeão de Roland Garros em 1988, destacou a forçamental de Rafael Nadal como extraordinária e chegou a comparar o espanhol a um carro de Fórmula 1 que evolui todos os anos.
"Penso que, do lado de fora, ninguém pode ter uma idéia de como ele trabalha. Sua motivação no dia-a-dia é extraordinária. Ele sabia como superar todos os tipos de situações, melhorar continuamente. Nunca vi alguém tão forte mentalmente, honestamente, que considero Nadal de outro planeta nesse sentido", disse Henri, enfatizando a constante evolução de Nadal.
"O que mais me surpreende nele é como ele evoluiu fisicamente, sua capacidade de adaptar o jogo ao longo do tempo e, acima de tudo, que ele melhorou em todos os aspectos. Eu gosto de compará-lo a um carro de Fórmula 1 que todo ano ele introduz melhorias em sua engenharia, que se adapta aos desafios que lhe são apresentados e é mais rápido. Nadal é o mesmo, ele está sempre mudando as coisas para tentar melhorar ".