A grande final da Copa Belarus Insurance foi entre as duas principais favoritas, Aryna Sabalenka, 11ª do ranking da WTA e número 1 do país, e Aliaksandra Sasnovich, 112ª e número três do país, com vitória da número 1 diante de um público pequeno, mas presente à partida.
Com bom humor em quadra, incluindo momentos em que brincou com seu treinador, o russo Dmitry Tursunov, Sabalenka fechou a partida em 3/1 1/3 3/3 (7/5) em um jogo onde os sets se disputavam em quatro games e as tenistas apresentaram muita intensidade.
Em quadra, alguns cuidados relativos as denominações da Federação Internacional de Tênis (ITF), que determina que os jogadores cuidem de suas garrafas, alimentos e toalhas, a não presença de boleirinhos ou juízes de linha, mas a presença de um árbitro de cadeira e de cinegrafistas da TV que transmitiu o torneio.
Nas arquibancadas notou-se a pequena presença de público, principalmente um grupo de crianças, que não respeitaram o distanciamento social que tem sido praticado em boa parte do mundo. Belarus é um dos poucos países que não determinou distanciamento social e no qual os torneios esportivos seguem acontecendo. A liga local de futebol não foi paralisada ou suspensa em nenhum momento.
Ao fim do jogo, as tenistas fizeram um cumprimento de raquetes à rede, com mais uma das brincadeiras da campeã.
Sabalenka wins. We are just here for the handshake. pic.twitter.com/5u5E2T4l5l
— José Morgado (@josemorgado) May 7, 2020