De acordo com o jornal valenciano La Provincia, a Fundação Rafa Nadal promoveu a entrega de materiais escolares a crianças do bairro de Nazaret, na cidade de Valência, que são de famílias pobres e em razão disso não têm a possibilidade de continuar seus estudos através do Ensino à Distância (EAD).
Valência é o segundo centro de assistência à crianças carentes e em situação de vulnerabilidade social da fundação Nadal. O primeiro está em Palma de Mallorca.
Com a crise sanitária causada na Espanha em razão do alto número de infectados e mortos pela COVID-19 e a decisão do governo de fechar escolas e posteriormente o comércio e todas as atividades econômicas não-essenciais.
As escolas fechadas passaram a administrar o ensino à distância através da internet e muitas das crianças assistidas pela fundação do tenista, não conseguem ter acesso às aulas online. Por isso, os instrutores e educadores enviaram atividades e conteúdos impressos de muitas matérias dadas pelas escolas. O intuito, segundo fontes do jornal ligadas à Fundação Nadal, é de que as crianças "sigam aprendendo" em casa.
Além dos materiais, um kit para estudar com livros, canetas, lápis de colorir, borracha e tesoura foi entregue a cada uma das 48 crianças assistidas pela Fundação . Além disso, outros 30 kits foram distribuídos a menores do bairro não acompanhados pela Fundação Nadal.
Ainda de acordo com informações do jornal La Provincia, a unidade da Fundação Rafa Nadal em Valência foi aberta em novembro de 2019 e tem por intuito promover a educação escolar e através do esporte, para a inclusão social das crianças com o fomento de atitudes e promoção de valores como esforço, igualdade e companherismo.