O maior tenista de Portugal, João Sousa, passou os últimos anos sendo confundido mundo afora com o brasileiro João Souza, o Feijão. A situação, muitas vezes levada na brincadeira por tenistas e torcedores, ficou perigosa pra imagem do lusitano.
Na madrugada deste sábado, quando a Unidade de Integridade do Tênis (TIU) anunciou a o banimento de Feijão do esporte e multa superior a R$ 846 mil por envolvimento com manipulação de resultados, a imprensa do mundo todo notificou o ocorrido e alguns veículos, não especializados e de grande audiência, infringiram no equívoco de confundir os atletas.
Artigos em inglês e espanhol surgiram com a imagem do tenista português e não o brasileiro. O veículo venezuelano Banca Y Negocios chegou a utilizar uma imagem de Sousa jogando o extinto Brasil Open em 2019 para ilustrar a matéria que reporta a agência de notícias AFP.
Jesus. This is NOT the player who was banned. It’s a very serious mistake, given what we are talking about pic.twitter.com/cV76ANrQhF
— José Morgado (@josemorgado) January 25, 2020
Wo wir gerade bei Tennis-Meldungen wenig Tennis-affiner Redaktionen sind:@DLF_Sport , DAS AUF DEM FOTO ist der falsche Souza. pic.twitter.com/bkuflyqPqC
— Sandplatzgötter (@sandplatzgotter) January 25, 2020
Em seu perfil no Instagram, o tenista português que caiu na estreia do Australian Open, centrou-se em explicar a diferença de Sousa e Souza, ressaltou ser "PORTUGUÊS" e contou estar focado na preparação para os ATP da Europa. A mensagem foi publicada em português e inglês.