Em uma atuação impecável da qual saiu invicto em simples, o sérvio Novak Djokovic liderou a Sérvia rumo ao título na primeira edição da ATP Cup. Ainda em quadra, o tenista celebrou o feito e elogiou seus colegas de equipe.
“Lembrarei dessa experiência para o resto da minha vida. Definitivamente, esse foi um dos momentos mais emocionantes da minha carreira. Estou muito orgulhoso e agradecido pela trajetória que tive como profissional nos últimos 15, mas jogar em equipe representando meu país com alguns dos meus melhores amigos é algo que não consigo explicar, é algo especial”, declarou o vice-líder do ranking da ATP.
Apesar de ter feito grandes partidas decisivas em simples e nas duplas, Djokovic fez questão de tirar de si o foco da vitória, creditando também seus companheiros de equipe. “Fizemos um grande esforço para chegar até aqui. Dusan (Lajovic), por exemplo, jogou um tênis incrível em quadra rápido, jamais o vi jogar tão bem assim. De verdade, é um cara incrível que trabalhou muito para poder estar aqui conosco. Sua contribuição para o sucesso foi crucial”, comentou.
“Não apenas nós que estamos aqui, mas muita gente nos apoiou e queremos lembrar deles agora. Como nosso irmão Janko (Tipsarevic), que certamente está nos assistindo agora, ou também Filip (Krajinovic), outro dos membros da nossa equipe que infelizmente não pôde estar aqui. Agradeço a todos eles que, de alguma forma, foram parte disso e espero que sigamos juntos”, também declarou Viktor Troicki, que atuou ao lado de Djokovic nas duplas, interrompendo a fala do companheiro de equipe.
Campeão da Copa Davis em 2010, Djokovic ainda aproveitou o momento para analisar o segredo do sucesso de um torneio como a ATP Cup. “Estou maravilhado com a química que tivemos dentro da equipe durante todos esses dias. Me vem em mente aquele triunfo na Copa Davis de 2020, nosso único título, lembro de voltarmos para a Sérvia e celebrar juntos. Desde então, tivemos carreiras grandes carreiras individuais, nos dando os melhores momentos de nossas vidas, de modo que espero que esse triunfo também ajude a gerar mais confiança em cada um de nós para que sigamos nessas carreiras. Somos parte de um esporte individual e às vezes pensamos apenas em nós mesmos, também nos sentimos sós, por isso é torneio é diferente. É incrível sentir esse calor vindo do box por parte de todos. O melhor dessa competição, sem dúvidas, é o espírito de equipe incrível”, pontuou.
“Nunca havia sentido algo tão forte como isso dentro de quadra. Todo o apoio que tive em minhas partidas ou nas de meus companheiros, tanto aqui em como em Brisbane, foi incrível. Vocês são os que nos levaram à vitória”, disse Djokovic ao público de Sydney. “Sei que temos muitos sérvios aqui agora. Acho que Viktor quer dormir, mas eu estou elétrico, então se alguém se animar e quiser celebrar, estamos preparados!”, concluiu entre risadas.