Entidade suprema do tênis e do Beach Tennis, a ITF anunciou nesta semana uma série de modificações no formato de seus torneios para a temporada 2020, assim como premiações, pontuações e etc.
A primeira das modificações ocorre no método de aceitação dos torneios. Anteriormente, juntava-se o ranking dos atletas, de modo que se o número 1 e o número 8 optassem por jogar juntos, a dupla teria a posição 9 na lista de aceitação. Agora, isso passará a ser feito pelo somatório dos pontos de cada atleta, reduzindo o número de duplas com rankings iguais.
Houve também mudança no critério de hospitalidade (hospedagem), que antes era requisito obrigatório apenas nos torneios BT200 e BT400 atendendo apenas as quatro primeiras duplas das listas de aceitação. Agora passa a ser obrigatório também nos torneios BT100 e deve atender todas as oito duplas do torneio, sendo oferecida hospedagem até o dia seguinte ao último dia da dupla no torneio.
O formato de jogo agora passará para o mesmo das duplas no circuito da ATP, com as partidas sendo melhor de três sets, sendo dois com tie-break normal e, em caso de empate em 1x1, haverá a disputa de um match tie-break (10 pontos). O número máximo de rodadas permitidas por dia também foi estipulado em duas, com exceção dos torneios BT10 e BT50, nos quais poderão ser realizadas até 4 rodadas por dia.
Por último, os equipamentos de quadra também sofrerão modificações. Ao longo de 2020, a ITF testará um aumento de 10m na altura da rede, que agora passará a ter 1,80m em todos os torneios BT100 e acima. Se for bem-sucedida, a mudança será permanente a partir de 2021. Novas cores também serão testadas para bolas do Estágio 2 ao longo da temporada.