Uma das mais tradicionais competições do circuito profissional, a Copa Davis viu um de seus duelos envolvo em um problema de ilegalidade com relação à quadra utilizada em uma das eliminatórias do Grupo 1 de 2019.
O embate em questão foi entre a Bielorrússia e Portugal, realizado na cidade bielorrussa de Minks, no mês de setembro. O embate foi válido pela eliminatória do Grupo 1 e valia vaga nos Play-Offs de 2020, conforme noticiou o portal especializado em tênis ‘Bolamarela’.
Na ocasião, os bielorrussos venceram por 3-2, deixando os portugueses de fora dos Play-Offs. No entanto, neste sábado a organização da Copa Davis divulgou que a quadra utilizada ultrapassava o CPM (medida de velocidade de quadra) de 50, ou seja, bem mais rápido que qualquer quadra que os portugueses estivessem acostumados.
Ainda segundo a publicação, apesar da ilegalidade da quadra, Portugal não verá mudanças em sua situação. A condenação apenas tira o mando de quadra da Bielorrússia na próxima eliminatória que ela tiver direito, e a equipe ainda pode recorrer da pena nos próximos dias.