Jogando ao lado de Marcel Granollers após uma hora de descanso depois da vitória em simples, Rafael Nadal conduziu a Espanha a superar a Argentina de Maximo González e Leonardo Mayer para ir à semifinal da Copa Davis onde encara a Grã-Bretanha.
Em um jogo intenso e que adentrou a madrugada em Madri, Nadal e Granollers tiveram apoio da barulhenta torcida local para batalhar por 2h para fechar o placar em 6/4 4/6 6/3 tendo disparado seis aces contra três dos argentinos, que cometeram 20 erros não-forçados contra 23 dos espanhóis, que dispararam 30 bolas vencedoras contra 20 dos argentinos.
Em um jogo dramático e intenso como o primeiro do confronto em que Guido Pella superou em uma batalha Pablo Carreño Busta, os espanhóis abriram 4/1 com quebra no quarto, mas viram os argentinos reagirem, devolvendo a quebra em bela jogada na rede no sétimo game, mas sem sustentar na linha de base para voltarem a ser quebrados no décimo game.
Na segunda parcial, os comandados de Gastón Gaudio pressionaram, conquistaram quebra no terceiro game e administraram.
Em clima de muita tensão, o jogo foi para o terceiro set, ali, em games disputados, os espanhóis abriram 3/0 com quebra no segundo game e foram sustentando com bolas devoluções e saques variados e contando com a torcida para apoiá-los.
Na grande semifinal,a Espanha enfrenta a Grã-Bretanha que tem Andy Murray na equipe.