Inesperadamente, a baixinha eslovaca conhecida por seu forte jogo na linha de base e muita luta, Dominika Cibulkova, anunciou a pouco sua aposentadoria do tênis profissional. A, agora, ex-tenista acaba de lançar sua biografia "O Tênis É Minha Vida".
Assídua em seu perfil no Instagram, Cibulkova utilizou a rede social para anunciar aos fãs que não seguirá como tenista profissional [confira na íntegra abaixo].
Vice-campeã do Australian Open em 2014, sendo derrotada pela chinesa Na Li, Cibulkova construiu uma carreira que a levou a ser a quarta melhor do mundo em 2017, tendo alcançado a semifinal em Roland Garros 2009 e feito quatro quartas de final em Wimbledon. Ao todo, a eslovaca disputou 21 finais de torneios em nível WTA e ergueu oito troféus, o mais importante deles o WTA Finals de 2016, quando derrotou na final a então número 1 do mundo, a alemã Angelique Kerber. Naquele, Domi foi campeã em Katowice, Eastbourne e Linz e vice nos torneios de Acapulco, Madrid e Wuhan.
Domi ainda disputou dois Jogos Olímpicos defendendo a Eslováquia, Pequim (2008) e Londres (2012), além de ter disputado por 12 anos consecutivos a Fed Cup.
Ao site da WTA, o presidente e CEO Mick lawler comentou a aposentadoria de Cibulkoba: "Os fãs de tênis tiveram o privilégio de assistir à extraordinária delicadeza, velocidade e dedicação da quadra nos últimos 15 anos" e segui: "[Cibulkova] aborda o tênis e a vida com tanta energia positiva, se entrega de coração e alma. Com um sorriso que ilumina o mundo ao seu redor, Domi começa seu próximo capítulo com a gratidão, o apoio e o amor da WTA”.
Confira o texto de despedida da tenista traduzido (e adaptado) do eslovaco:
"Hoje, com sentimentos confusos, quero compartilhar com vocês uma notícia especial. Como vocês sabem, eu não participo de torneios há vários meses. Após uma longa reflexão, conversas e apoio da minha família, amigos e minha equipe, decidi não voltar ao verdadeiro carrossel (não voltar às quadra?).
Eu fui uma das crianças mais sortudas por ter embarcado em uma viagem de sonho no tênis, principalmente graças aos meus pais, por quem sou grata por seu apoio sem reservas para sempre. Fizeram de tudo o que estava ao seu alcance para que eu pudesse seguir em frente, independentemente das barreiras que estavam no meu caminho.
Também tive muita sorte de ter muitas pessoas ao meu redor que moldaram minha carreira e me ajudaram a cumprir todos os meus objetivos e realizar os sonhos que eu sonhava desde criança.E u escolhi hoje como o dia em que anuncio minha aposentadoria, porque também é o dia em que minha biografia será publicada, com todos os detalhes de minha carreira. Escrever um livro, em si, foi um "passeio" que me trouxe muita emoção e muito esforço para abrir à minha vida pessoal. Tenho a honra de compartilhar esse livro extraordinário com meus fãs.
Agora, que venham novos desafios e tempo dedicado à minha família e amigos, conhecendo novas pessoas e lugares e criando novas memórias. Eu sentirei falta do apoio dos meus fãs, mas nunca esquecerei o tênis porque é para sempre parte de mim. Pomee [a forma de gritar o incentivo "vamos" em eslovaco]. O novo começa"