Após se garantir em mais uma final no ATP 500 da Basileia, na Suíça, o local Roger Federer conversou com os jornalistas e confessou que não estava muito confiante de que poderia chegar à final e lutar pelo deca-campeonato do torneio.
Federer iniciou a coletiva falando sobre a vitória sobre Stefanos Tsitsipas: "As coisas foram muito bem: uma quebra, set garantido e uma nova quebra. Me senti muito bem desde o começo e de poder estar bem seus saques me deu muita confiança. Nós dois jogamos de maneira muito agressiva, mas eu fiz as coisas um pouco melhor. Não o deixei fazer seu jogo".
Em busca do décimo título na Basileia: "Pensei que em algum momento que esta sequência ganhadora irá acabar, pensei ano passado e esta temporada eu fiz o mesmo. Para meus fãs é lógico que jogue semifinais e finais aqui, para mim não. Quando se aproximam de mim, me dizem: 'Nos vemos no domingo, já que tenho os ingressos". Antes do torneio, tive a sensação de que cairia antes da final. Estou sendo muito realista e sei que a margem de erro é muito pequena nos torneios cobertos. Por isso, estou muito surpreso de ter conseguido conquistar este feito outra vez"
Questionado sobre a decisão de título contra o australiano Alex de Minaur, Federer pontuou: "Sempre se espera um cabeça de chave quando se chega à uma final. De qualquer forma, acredito que ele é um grande jogador, um dos mais rápidos do circuito. Estou impressionado com o jogo que fez hoje e estou desejando o conhecer na final. Esta será a primeira vez que nos enfrentamos".