A série de bons resultados da ucraniana Elina Svitolina chegou ao fim nesta quinta-feira com sua derrota ainda em seu primeiro compromisso no WTA International de Moscou, na Rússia, um dos últimos torneios a anteceder o WTA Finals.
Atual número 4 do ranking e principal favorita ao título do torneio, Svitolina batalhou por 2h01 em quadra contra a tenista da casa Veronika Kudemertova, 42ª do ranking, para tentar reverter o placar, mas acabou derrotada pelas parciais de 2/6 6/1 7/5.
Garantida nas quartas de final, Kudemertova agora terá pela frente um duelo 100% doméstico, já que aguarda pela vencedora do embate russo entre Varvara Gracheva, vinda do quali, e Anastasia Pavlyuchenkova.
Se a principal favorita está fora, a segunda cabeça de chave confirmou seu favoritismo. Número 8 da WTA, a holandesa Kiki Bertens também teve vida difícil em quadra, mas conseguiu uma virada sobre a estoniana Kaia Kanepi, vinda do quali, garantindo a vitória por 4/6 6/3 7/5 em 2h17 de partida.
Enquanto Svitolina já está garantida no WTA Finals, Bertens é a nona colocada do ranking anual e segue na briga pela última vaga na competição. Em seu próximo compromisso no torneio, terá em seu caminho a vencedora do embate entre a letã Anastasija Sevastova, oitava favorita, e a francesa Kristina Mladenovic.