O australiano Alex De Minaur, 31º da ATP, segue firme no piso rápido de Zhuhai, na China, dominou o espanhol Roberto Bautista Agut, 10º, e se garantiu na final, onde encara o francês Adrian Mannarino. Bautista foi o segundo top 10 superado pelo australiano no ano.
Cabeça de chave sete na disputa, o jovem australiano precisou de 1h16 para fechar a partida em um duplo 6/2 convertido dois aces contra um do espanhol, que venceu apenas 59% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra um aproveitamento de 95% de De Minaur que em todo o jogo perdeu apenas um ponto neste fundamento.
Aos 20 anos, De Minaur dive o melhor ano de sua carreira, tendo duas vitórias sobre tenistas do top 10, sendo hoje Bautista e o japonês Kei Nishikori na terceira rodada do US Open, e conquistou dois títulos em Sidney, na Austrália, e Atlanta, nos Estados Unidos.
Na grande final do torneio chinês, o australiano busca seu terceiro título no ano e encara o francês Adrian Mannarino, 61º, que superou o espanhol Albert Ramos, 46º, por 6/0 4/6 6/1.
Os dois tenistas nunca se enfrentaram no circuito profissional.
Mais experiente, Mannarino busca seu segundo título na carreira, tendo vencido em julho deste ano na grama de 's-Hertogenbosch, na Holanda.