A bielorrussa Aryna Sabalenka, 14ª do ranking da WTA, confirmou a sensação de jogar em casa no piso rápido de Wuhan, na China, e frustrou a norte-americana Alison Riske, 35ª, e defendeu com autoridade o título do torneio.
Nona favorita, Sabalenka encarou Riska motivada por estar em sua primeira final em nível WTA Premier e precisou lutar por 1h53 para fechar o placar em 6/3 3/6 6/1 tendo disparado 18 aces contra dois de Riske, que cometeu quatro duplas-faltas contra quatro da bielorrussa, que venceu 79% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 57% de aproveitamento da norte-americana.
Em um jogo nervoso, Sabalenka esteve mais assertiva na primeira etapa, abriu 5/1 com quebras no quartoe sexto games, acabou quebrada sacando para o set, mas se sustentou.
Na segunda etapa, Riske pressionou na devolução, fez Sabalenka trabalhar por oito minutos para confirmar seu saque no segundo game e conquistou quebra crucial no sexto game para forçar o set decisivo.
Empurrada pela torcida e mais calma em quadra, Sabalenka colocou a experiência de já ter jogado uma final neste nível e vencê-la em quadra, abriu 5/0 com quebras no segundo e quarto games e administrou.
Este é o quarto título em nível WTA da carreira da bielorrussa, o segundo em WTA Premier, justamente em Wuhan onde ergue o título como surpresa da chave em 2018.
Lift that @wuhanopentennis 🏆, @SabalenkaA !#WuhanOpen pic.twitter.com/0tG27VhJVA
— WTA (@WTA) September 28, 2019